Professor do IFRR participa do 17.º Curso de Qualidade no Ensino da Computação

por Márcio Mota publicado 03/08/2016 15h55, última modificação 09/08/2016 13h56
A computação permeia muitas atividades do nosso cotidiano, seja controlando partes do veículo que utilizamos para nos deslocar todos os dias, seja nos auxiliando quando precisamos arrumar emprego, seja nos ajudando quando temos um problema de saúde. Esses são apenas alguns exemplos de atividades em que podemos contar com a ajuda da computação

A computação permeia muitas atividades do nosso cotidiano, seja controlando partes do carro que usamos para nos deslocar de casa ao trabalho, seja nos auxiliando quando precisamos encontrar algum emprego, seja até mesmo nos ajudando quando temos um problema de saúde. Esses são apenas  alguns exemplos de atividades  em que podemos contar com o auxílio da computação.

Em 2016, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) realizaram, entre 3 e 7 de julho, no Centro de Eventos da PUC-RS, o principal congresso da área de computação no Brasil, o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/CSBC 2016, cujo tópico principal foi "Computação e Interdisciplinaridade".

Dentro desse grande evento nacional, o professor Lee Marcos Cruz de Souza, do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), participou do 17.º Curso de Qualidade no Ensino da Computação, promovido e coordenado pela Comissão de Educação da SBC e que tem como finalidade principal propiciar a discussão, com a comunidade acadêmica, representada por professores e coordenadores de curso da área de computação, de temas relacionados a metodologias de ensino, projeto e avaliação de cursos, escopo de disciplinas e  processo de ensino e aprendizagem.

O professor do CNP também participou da oficina “Interdisciplinaridade nos cursos de graduação”, que envolveu a discussão, entre os  participantes, de formas de implementação de interdisciplinaridade nos cursos superiores de tecnologia em face das Diretrizes Curriculares Nacionais da área de Computação. Como resultado dessa oficina, foi gerado um documento e encaminhado à Diretoria de Educação da SBC, na expectativa de que  sirva como material adicional à discussão dos Currículos de Referência da SBC dos cursos da área de computação.

Durante o CSBC 2016, o professor Lee ainda participou 35ª JAI 2016 (Jornada de Atualização em Informática) , na qual fez o cursos JAI3(Teoria da Computação: uma Introdução à Complexidade e à Lógica Computacional) e JAI4 (Agentes Inteligentes Conversacionais: Conceitos Básicos e Desenvolvimento).

CCS/CNP

3/8/2016