Professor do IFSUL ministra, no CNP, palestra sobre ensino médio integrado

por Edjane Matias publicado 13/03/2019 19h15, última modificação 26/03/2019 18h04
A oficina segue até amanhã, 14, onde será realizada no Campus Amajari

O professor Sidnei Cruz Sobrinho, de Educação Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)/Campus Passo Fundo, ministrou, nesta terça-feira, no Campus Novo Paraíso do  Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), palestra sobre o “Ensino médio integrado: fundamentos, currículos e práticas”. A atividade faz parte de uma oficina organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRR com o apoio das pró-reitorias e dos gestores de todas as unidades da instituição.DSCN7980.JPG

Um dos principais objetivos da oficina, que ocorre até esta quinta-feira, 14, é discutir o papel da Rede Federal de Educação Profissional no ensino médio, a função social dos IFs na educação formal, a eficiência dos IFs no atendimento da política pública para o qual foram criados e a contribuição do IFRR para o fortalecimento dos IFs.

DSCN8002.JPG

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Sandra Grutzmacher, esse é um evento que pode ser considerado um marco na discussão e na definição das diretrizes de ensino integrado no IFRR. “Nesses eventos, temos a oportunidade de discutir a reformulação e a regulamentação das propostas de oferta do ensino integrado, reorganizando, repensando e levando em conta a realidade de cada campus”, afirmou.

DSCN8006.JPG

Sidnei Cruz Sobrinho, palestrante e formador de servidores nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, explicou que a oficina permite um amplo debate sobre o ensino médio integrado e suas práticas, nos âmbitos regional e nacional. “É imprescindível, nessas discussões, considerar as especificidades regionais, mas também levar em conta o cenário nacional e a realidade do momento. É preciso discutir um currículo para que se possa ter um regimento em comum com toda a Rede, mas, volto a ressaltar, considerando as especificidades locais. Lembremos que discutir um currículo integrado é complexo e requer tempo. Não é em um encontro só que se decide tudo. Esse é um debate que deve ser trabalhado continuamente”, disse.

DSCN8007.JPG

A oficina, realizada durante todo o dia, foi aberta, pela manhã, pelo diretor-geral do campus, Eliezer Nunes Silva, que fez um breve relato do funcionamento da unidade, dos custos e dos atendimentos promovidos por ela.

A oficina “Ensino Médio Integrado: fundamentos, currículos e práticas” teve início nesta terça-feira, 12 de março, no Campus Boa Vista, e contou com a participação de servidores dos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Avançado Bonfim. Nesta quinta, 14, ela será realizada no Campus Amajari. O evento tem como público-alvo professores e técnicos administrativos.

Edjane Matias
Foto: Márcio Patrício