Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Modalidade
Pós-graduação lato sensu na modalidade a distância

Matriz Curricular

Carga Horária
400h

Turno de funcionamento
Diurno e noturno

Nº de turmas: 05
Alunos por turma: 40
Atendidos: 200
Plano de Curso

Objetivo Geral

Formar profissionais com competência na elaboração de estratégicas metodológicas significativas no processo de ensino-aprendizagem e de prever proativamente condições e alternativas, considerando as peculiaridades das circunstâncias e das situações contextuais no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Objetivos específicos

  • Formar profissionais especialistas da educação por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
  • Contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos educacionais no Proeja;
  • Identificar na gestão democrática ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, controle e organização do Proeja;
  • Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de Educação Profissional, Básica e de Educação de Jovens e Adultos;
  • Promover análise teórica sobre os determinantes econômicos, políticos e sociais que suscitem a definição de um modelo de educação, em especial da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA.

Público Alvo

Professores graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, de todas as áreas do conhecimento. Inicialmente, serão atendidos os municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Amajari, Rorainópolis e São João da Baliza.

Eixo Temático

Propõem-se os seguintes EIXOS TEMÁTICOS que deverão suscitar um processo de interação com os diversos conteúdos de formação específica ao longo de todo curso de especialização, possibilitando, assim, a formação de professores.

EIXOS TEMÁTICOSC.H.
IPressupostos Pedagógicos na Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos114h
IIA Escola e Suas Interfaces Plurais na Produção dos Saberes Educativos na EJA100h
IIIPolíticas e Legislação Educacional76h
IVPlanejamento e Suas Aplicações na Educação Profissional, na Educação Básica e na EJA110h

Linhas de Pesquisa

  • Processos de ensino-aprendizagem direcionados na EJA
  • Estudos culturais e produção de saberes e práticas educativas na EJA
  • Educação, identidade e diferença na EJA
  • Políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos