E-book apresenta projetos de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico realizados pelo IFRR

por Sofia Lampert publicado 08/05/2020 15h30, última modificação 08/05/2020 20h14
A publicação traz o resumo dos projetos desenvolvidos por meio de dois programas vinculados ao CNPq desenvolvidos pelo instituto nos editais de 2018/2019

Nesta sexta-feira, 8, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Roraima (Propesq/IFRR) divulga caderno de resumo das pesquisas desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq) pela instituição nos editais de 2018/2019.

Essas pesquisas foram apresentadas durante o Encontro de Iniciação Científica (Enic) e o Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enidti), dentro da programação da última edição da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei 2019), promovida e organizada pelo IFRR. A divulgação do material, de forma resumida, vai permitir que outras pessoas também possam conhecer as pesquisas realizadas em Roraima por meio dos programas citados. Confira o e-book em:http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/editoracao-e-divulgacao-cientifica/e-books-1.

No livro, os leitores vão poder conferir os autores envolvidos nas pesquisas –  aluno(s) e docente(s) e/ou técnico orientador – , a relevância do tema abordado, a metodologia, os resultados e outras informações pertinentes. Em razão da pluralidade dos eixos tecnológicos dos campi, os temas das pesquisas são bastante diversificados:  gameficação, nutrição animal, sustentabilidade, entre outros.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabiana Sbaraini, explica que “esses programas objetivam contribuir para a formação científica de recursos humanos para a pesquisa e o fortalecimento da capacidade inovadora no País, estimulando pesquisadores produtivos a envolver alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural”.

RESUMO

O Caderno de resumos: Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ENIDTI), organizado por Daniele Sayuri Fujita Ferreira e Fabiana Leticia Sbaraini, e publicado pelo Instituto Federal de Roraima, traz o resumo das pesquisas desenvolvidas na instituição por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq).

Texto: Sofia Lampert
Capa do livro: Simone Moreira