Inscrições para 2 mil vagas em cursos FIC terminam nesta sexta-feira, 22

por Rebeca publicado 21/05/2020 13h40, última modificação 21/05/2020 14h40
Candidatos devem atentar para documentos exigidos, que precisam ser anexados durante a inscrição

Terminam, nesta sexta-feira, 22, as inscrições nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) na modalidade de Educação a Distância (EAD) ofertados pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). Duas mil vagas estão disponíveis.

Os cursos serão distribuídos entre os polos do IFRR localizados nos Municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Uiramutã. A carga horária mínima é de 160 horas, podendo chegar a 240 horas, dependendo da escolha do interessado.

Exclusivamente on-line, as inscrições estão abertas desde o dia 15 de maio, pelo link https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/17/. Embora a procura pelos cursos seja expressiva, a diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, Betânia Grisi, salienta a importância de os candidatos observarem o disposto no edital, principalmente no que se refere aos documentos a serem anexados no ato da inscrição.

“A documentação é parte obrigatória para que possamos homologar a inscrição. Se não há documento [anexado], não temos como homologar a inscrição e, consequentemente, não teremos estudantes inscritos dentro do prazo estabelecido pela Setec”, frisou Betânia.

De acordo com dados levantados pela comissão responsável pela processo seletivo, dos cerca de 3 mil inscritos até quarta-feira, 20, mais de 1.700 não anexaram a documentação exigida. Conforme o edital, para se inscrever, o candidato deverá preencher todos os dados, escolher o curso e anexar os seguintes documentos digitalizados, legíveis e no formato PDF:

–  Histórico Escolar ou documento que comprove a escolaridade de acordo com o curso escolhido;

–  Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

–  Cópia da Carteira de Identidade;

–  Cópia do CPF do candidato;

– Foto 3x4, colorida e recente;

– Número de Identificação Social (NIS), se houver;

– Comprovação de benefícios dos programas federais de transferência de renda, se houver.

Para os candidatos que não anexaram os documentos corretamente, a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Assessoria de Comunicação Social prepararam um tutorial de como escanear a documentação no celular e anexá-la na área de inscrição do candidato. Um e-mail com o vídeo está sendo enviado a todos os que estão com essa pendência, mas o tutorial também está disponível para toda a comunidade no IGTV e no Facebook do IFRR.

CURSOS – No total, são oito opções de cursos oferecidas: Assistente Financeiro, Assistente Administrativo, Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais, Agente de Informações Turísticas, Editor de Vídeo, Auxiliar Pedagógico, Agente de Proteção Social Básica e Recepcionista.

A elaboração e articulação do projeto ficou a cargo da Diretoria de Políticas de Educação a Distância do IFRR, com estratégia de execução em parceria com os campi Boa Vista Zona Oeste, Avançado Bonfim, Amajari e Novo Paraíso, além da Reitoria. As aulas de todos os cursos terão início em 8 de junho, e serão 100% na modalidade EAD.

O contato, em caso de dúvida, deve ser feito pelo correio eletrônico ficead2020@ifrr.edu.br.

Ascom/Reitoria
Laura Veras