IFRR lança livro sobre turismo em Roraima

por Laura publicado 11/12/2018 12h45, última modificação 11/12/2018 12h54
Solenidade de lançamento ocorre dia 12 de dezembro, às 16h30, no auditório do CBV. Em breve, a obra será disponibilizada para download no site da instituição (ifrr.edu.br)

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) lança o livro Destino Roraima: olhares sobre a gestão do turismo, às 16h30, no auditório do Campus Boa Vista (CBV). Trata-se do primeiro livro produzido pela Coordenação de Editoração e Divulgação Científica do Instituto Federal de Roraima, com recurso institucional proveniente do orçamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq).

Para os interessados, o trabalho será disponibilizado para download no site da instituição (ifrr.edu.br). A obra foi organizada pelas professoras Leila de Sena Cavalcante, Leila Márcia Ghedin, Luciana de Souza Vitório e Roseli Bernardo da Silva Santos.

O livro contém 10 artigos e 16 resumos escritos por egressos e professores do curso de pós-graduação lato sensu do IFRR em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis, ofertado entre 2015 e 2017, no Campus Boa Vista.

A obra está dividida em duas sessões: artigos completos e resumos. Ambas contêm partes dos trabalhos científicos de conclusão de curso elaborados pelos discentes e pelos docentes do curso de pós-graduação. A abordagem vai desde o planejamento, passando pela gestão de destinos e empreendimentos turísticos, até à relação entre turismo e educação.

Conforme a professora Leila Sena, durante a concepção da primeira especialização em turismo do IFRR, em 2014, a comissão responsável pela elaboração do Plano Pedagógico do Curso (PPC), da qual fez parte, já havia pensado em ter um produto final ao término do curso. “Nas reuniões de elaboração do PPC da pós-graduação em Turismo, na condição membros da comissão, definimos, no documento, que os trabalhos de conclusão de curso produzidos por nossos alunos comporiam, após avaliação e organização por professores da área, uma posterior publicação. Logo, ter essa publicação agora finalizada e pronta para o lançamento é motivo de muita alegria e satisfação para todas nós, organizadoras, pois significa a concretização de um projeto idealizado antes mesmo de o curso ser ofertado. A sensação é de dever cumprido”, concluiu.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Fabiana Sbaraini, a obra busca dialogar sobre questões pertinentes à gestão do turismo sustentável na perspectiva das relações econômicas, políticas, sociais e culturais.

Ela comentou ainda que a abrangência e a profundidade do trabalho farão dele uma referência “para educadores e profissionais da área de turismo, formuladores de políticas públicas, empresários e demais simpatizantes de diversos organismos sociais que reconheçam a importância da gestão do turismo sustentável como estratégia de um país que está em constante desenvolvimento”.

Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria