Palestras encerram programação da I Sipat na Reitoria

por Rebeca publicado 15/08/2019 20h50, última modificação 19/08/2019 18h55
Servidores da Reitoria participaram, na manhã desta quinta-feira, 15, de duas palestras realizadas na sala de reuniões, as quais encerraram a programação, na sede administrativa, da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)

Servidores da Reitoria do Instituto Federal de Roraima participaram, na manhã desta quinta-feira, 15, de duas palestras realizadas na sala de reuniões, as quais encerraram a programação, na sede administrativa, da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento ocorre de 12 a 16 de agosto nas seis unidades da instituição.

A primeira palestra foi sobre “Estudo do ambiente, condições de trabalho, riscos ocupacionais e controle”, com a engenheira do trabalho da Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), Ednalda Marques. Em seguida, a assistente social Tatiana Sodré palestrou sobre a “Saúde geral do servidor”, envolvendo temas como alimentação, atividade física, lazer, saúde vocal, entre outros.

Além da sede administrativa do IFRR, a I Sipat vem ocorrendo simultaneamente e em dias alternados, conforme a necessidade de cada unidade, identificada pela respectiva Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp), nos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Bonfim e Novo Paraíso.

Toda a programação do evento foi elaborada em conjunto pela CQVSS, pelas Cissps e pela Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor (Pass). Na Reitoria, a agenda contemplou ações nos dias 12, 14 e 15 de agosto.

No primeiro dia, os servidores da Reitoria tiveram acesso aos serviços da Geap Autogestão em Saúde, que incluíram massoterapia e circuito saúde, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também houve a palestra “Primeiros socorros”, com o enfermeiro do Campus Boa Vista (CBV) Gilvan Brolini. À tarde, a programação continuou com a palestra sobre noções básicas de prevenção e combate a incêndio, ministrada por um representante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

No dia 14, a CQVSS organizou um café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais. À tarde, o presidente da Comissão de Ética do IFRR, Adailton Júnior, falou sobre “Assédio moral e sexual no trabalho”, e, em seguida, a administradora Letícia Vilar abordou o tema “Gestão do tempo”. Os dois profissionais estão percorrendo todas as unidades para falar sobre os mesmos temas. Confira, logo abaixo, a programação do último dia da Sipat.

O presidente da Cissp/Reitoria, Gaspar Henriques, avalia como extremamente positivas as atividades da primeira semana, que abordaram temas relacionados à prevenção, à saúde, à segurança e à orientação dos servidores sobre o ambiente de trabalho.

Henriques lembrou que, durante a abertura da I Sipat, foi lançado um questionário on-line ao servidor com o objetivo de identificar as principais dificuldades e problemas relacionados à saúde e à segurança. A pesquisa estará disponível até dia 30 de agosto para contribuições dos servidores.

Não há necessidade de identificação do participante. “A participação de todos é muito importante para que as Cissps possam identificar quais são as nossas principais demandas. É um questionário que vai levar pouco tempo para o servidor responder, mas suas respostas serão muito importantes para pautarmos os trabalhos futuros”, disse.

 

             

Confira a programação de encerramento da I Sipat desta sexta-feira, 16

 

 

CBV

CBVZO

CAB

MANHA

*9h às 12h – Serviços de saúde GEAP: apresentação com ginástica laboral, serviços de massoterapia e circuito saúde (aferição de PA + glicemia + IMC)

 

*8h30 às 10h – Palestra “Gestão do tempo”, com Letícia Vilar (Prodin)

 

*10h às 11h30 – Palestra “Assédio moral e sexual no trabalho”, com Adailton Junior (Comissão de Ética)

 

*9h às 12h – Vacinação e testagem rápida de HIV, VDRL, hepatites B e C (Semsa/BV

-

TARDE

*14h às 15h – Palestra “Saúde geral do servidor (alimentação, atividade física, lazer, saúde vocal etc.)”, com Tatiana Sodré (Reitoria)

 

*14h30 às 16h – Palestra “Ergonomia do trabalho”, com Willams Lopes (CPPD)

 

*16h 00 às 18h – Palestra “Estudo do ambiente, condições de trabalho, riscos ocupacionais e controle”, com Ednalda Marques (Reitoria)

-

*15h às 16h30 – Palestra “Gestão do tempo”, com Letícia Vilar (Prodin)

 

*16h30 às 18h – Palestra “Assédio moral e sexual no trabalho”, com Adailton Junior (Comissão de Ética)

 

 

 

Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria
15/8/2019
« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6