Diretoria de Políticas de Ensino de Graduação

por FranciscoAG publicado 23/12/2014 18h22, última modificação 19/04/2018 18h26
Diretoria de Políticas de Ensino de Graduação

A Diretoria de Políticas de Graduação - DIPGRAD é o órgão da Pró-Reitoria de ensino, responsável por planejar, coordenar, acompanhar e avaliar a execução de atividades do ensino de graduação.

Compete à Diretoria de Políticas de Graduação:

  1. assessorar a PROEN na implantação e implementação das Políticas de Ensino de Graduação no âmbito do IFRR, observadas as diretrizes emanadas do PPI, PDI, Conselho Superior e das politicas educacionais nacionais;
  2. acompanhar os Câmpus o processo seletivo para os Cursos de Graduação por meio do Sistema de Seleção Unificado - SiSU;
  3. acompanhar o ciclo avaliativo e resultados do Exame Nacional do Ensino Superior - ENADE dos cursos de graduação;
  4. elaborar o Plano Anual de Trabalho – PAT e o Relatório parcial das ações desenvolvidas pela Diretoria de Graduação, nos prazos estabelecidos e encaminhar a Pró-Reitoria de Ensino;
  5. sistematizar e analisar estatísticas relativas às atividades de ensino de graduação, conforme informações disponibilizadas pelo Pesquisador Institucional;
  6.  acompanhar as informações institucionais referentes aos cursos de graduação, junto ao Pesquisador Institucional do IFRR;
  7. fomentar, apoiar e acompanhar a discussão no âmbito dos Câmpus a implementação de normas e regulamentos para a elaboração dos Planos de Cursos de Graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais;
  8.  apreciar as propostas de supressão ou criação de cursos e projetos especiais relacionados aos cursos de graduação, no âmbito dos Câmpus, quando houver demanda;
  9.  elaborar e apresentar projetos para captação de recursos visando ao fomento de políticas do ensino de graduação;
  10. acompanhar a oferta e execução de cursos de graduação e evolução dos quadros docente, técnico administrativo e discente dos campi do IFRR;
  11. definir instrumentos para avaliação e acompanhamento das ações relacionadas ao desenvolvimento dos cursos de graduação;
  12. assessorar as equipes técnico-pedagógicas dos campi do IFRR, na execução das políticas do ensino de graduação;
  13. acompanhar os processos de atos de regulação dos cursos de graduação;
  14. acompanhar os processos judiciais relacionados aos cursos de graduação, quando houver demanda;
  15. propor comissões e grupos de trabalho para tarefas específicas;
  16. analisar os Calendários Acadêmicos dos campi, no que concerne à oferta do ensino de graduação;
  17. analisar e emitir parecer, quanto às questões relacionadas aos cursos de graduação e interpretação da legislação educacional pertinente;
  18. realizar visitas periódicas de acompanhamento às equipes de gestão do ensino de graduação nos campi;
  19. acompanhar as ações realizadas pelos Colegiados de Cursos de Graduação e dos Núcleos Docentes Estruturantes;
  20. realizar estudos, pesquisas e participar de cursos e eventos sobre educação, visando a atualização quanto as questões relacionados as políticas de ensino de graduação; e
  21. avaliar as ações desenvolvidas pela Diretoria de Políticas de Ensino de Graduação.