Histórico

por Fábio Santos publicado 22/12/2014 18h10, última modificação 30/09/2020 21h37

A LEI 11.892/2008, QUE CRIOU OS INSTITUTOS FEDERAIS

Estabelece como um dos objetivos das Instituições Federais de Ensino, é desenvolver atividades de extensão “em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos”. Além disso, é importante que considere a definição do Conceito de Extensão entendo-a como:

A extensão, entendida como prática acadêmica que interliga os Institutos Federais nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da maioria da população, consolida a formação de um profissional cidadão e se credencia junto á sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento na busca da superação das desigualdades sociais.

Neste sentido, é imperativo conceber a extensão nos Institutos federais como uma práxis que possibilita o acesso aos saberes produzidos e experiências acadêmicas, oportunizando, desta forma, o usufruto direto e indireto, por parte de diversos segmentos sociais. E que se revela numa prática que vai além da visão tradicional de formas de acesso como também de participação.


UNIDADES DE EXTENSÃO NOS CAMPI/IFRR

As Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão que compõem a estrutura organizacional do IFRR serão regidas pelo Estatuto, Regimento Geral do IFRR e pelas Normas de Organização Didática específicas de cada Unidade, elaboradas internamente com a participação da comunidade escolar e aprovadas pelo Conselho Superior, observando-se as disposições legais em vigor e as orientações do Regimento Geral.

 

- Campus Amajarí
Coordenação de Extensão - CODEX
Coordenador: Fredson da Costa Ribeiro
E-mail: codex.amajari@ifrr.edu.br
Contato: (95) 3593-1098 / Ramal 112


- Campus Avançado do Bonfim
Diretoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação - DIEPEI
Diretora: Renato Fonseca de Assis Cunha 
E-mail: depen.bonfim@ifrr.edu.br


- Campus Boa Vista
Diretoria de Extensão - DIREX
Diretora: Marilda Vinhote Bentes
E-mail: direx@ifrr.edu.br
Contato: 3621- 8004


- Campus Boa Vista Zona Oeste
Coordenação de Extensão - CEX
Coordenador: Mariana Lima da Silva
E-mail: cex.cbvzo@ifrr.edu.br


- Campus Novo Paraíso
Coordenação de Extensão - CODEX
Coordenador: Anna Lúcia Nascimento da Silva
E-mail: extensao.cnp@ifrr.edu.br
Fone: (95) 3532-4107