Acolhimento psicológico online

por Janderson Melo Baima publicado 22/07/2020 18h40, última modificação 07/08/2020 20h10



A palavra acolhimento está relacionada ao ato ou efeito de acolher; oferecer atenção, consideração de forma ética e empática. Nesse contexto de pandemia, acolher significa receber as pessoas que procuram o serviço com disponibilidade para escutar, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expresso, resultando em estabilização psíquica para reenquadramento de planos e estratégias de cuidados. Nesse sentido, este espaço de acolhimento psicológico é um tipo de intervenção de cuidado para os servidores ativos e aposentados, discentes e terceirizados, que podem agendar, este serviço através dessa plataforma integrada no site institucional. Poderão ser oportunizados dois até três atendimentos continuados, com a finalidade da estabilização psíquica.



Quando?

O acolhimento psicológico online será ofertado em três dias da semana (de acordo com o cronograma abaixo). Os servidores ativos e aposentados, discentes, bem como os terceirizados que desejarem agendar poderão fazê-lo através do formulário disponibilizado clicando aqui. 

Terça feira/TardeAlizane Ramalho
Quarta feira/Manhã Gleiciane Machado
Quarta feira/Tarde Wilma Moraes
Quinta feira/Tarde Larissa Lira

 

Quem realiza?

Os profissionais do serviço de psicologia do IFRR como parte das estratégias de cuidado estruturadas a partir do GT acolhimento, ligado ao comitê de crise.

 

Objetivos

Oferecer acolhimento psicológico à comunidade IFRR, com pauta nos princípios da ética e da resolutividade.

 

Promover espaços para expressão dos sofrimentos, perdas repentinas e ansiedade mobilizada pelo panorama do covid-19 na nossa comunidade acadêmica, ajudando, dessa forma, nosso público alvo a lidar com seus recursos e limites.

 

Orientar quanto às estratégias de manejo do estresse e da ansiedade, possibilitando reduzir os agravos psíquicos e promovendo saúde e bem-estar subjetivo.

 

Acolher e oferecer a psicoeducação nos casos de sofrimentos e outros agravos psíquicos e, quando necessário, orientar o encaminhamento para atendimento especializado externo à Instituição.

 

Observação: Poderão ser ofertados  de dois a três atendimentos continuados com a finalidade de estabilização emocional através do acolhimento psicológico.

 

Como participar?

Preencher o formulário disponibilizado clicando aqui, atentando para o público alvo deste serviço, que são: servidores ativos e aposentados (docentes e técnicos administrativos), discentes e terceirizados. Ressaltamos que seus dados preenchidos no formulário são sigilosos e apenas os profissionais da psicologia terão acesso a eles, sendo as fichas cadastrais uma exigência do conselho de classe – Conselho Regional de psicologia (CRP).

 

O que motivou?

O panorama de crise que a sociedade enfrenta, em razão da pandemia provocada pela Covid-19, mobilizou a instituição a desenvolver espaços de escuta e acolhimento das demandas de sua comunidade (alunos, docentes, técnicos e terceirizados), oferecendo respostas rápidas de cuidados psicológicos.

 

Destaques importantes

O acolhimento psicológico online é apenas uma das ações do plano macro desenvolvido pelo GT de acolhimento, que inclui ações desde o acolhimento aos estudantes e servidores do IFRR quanto aos procedimentos de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas e acadêmicas da Instituição, que podem comprometer a saúde de todos decorrentes da Pandemia da COVID-19.