CBV – Jogos Intercursos começam nesta quarta-feira, 5

por Sofia Lampert publicado 04/07/2023 21h31, última modificação 04/07/2023 21h31

Nesta quarta-feira, 5, começa a 1ª fase dos Jogos Intercursos (Jincs) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), edição 2023. Participam do evento desde estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio até alunos matriculados no mestrado da unidade de ensino. Eles vão competir em categorias distintas.

A abertura dos jogos ocorre no período da manhã, no auditório do CBV, a partir das 8h10. Esta é a segunda edição dos Jincs. Nesta 1ª fase, as competições envolvem cinco modalidades esportivas: atletismo, dama, natação, tênis de mesa e xadrez.

Cada modalidade é de responsabilidade de uma equipe constituída por profissionais de Educação Física e acadêmicos da mesma área. Segue a lista das modalidades com os respectivos professores responsáveis:

– Atletismo: Edvaldo Pereira Nascimento

– Dama: Moivan Alves da Silva

– Natação: Nadson Castro dos Reis

– Tênis de mesa: Anna Lúcia Nascimento da Silva

– Xadrez: Reginaldo Silva Beltrami

Conforme a Direção de Extensão (Direx) do CBV, foram inscritos 122 estudantes, sendo 112 do ensino médio integrado ao técnico e 10 da graduação e do técnico subsequente, distribuídos nos cursos Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Educação Física e Técnico em Análises Clínicas.

Confira a programação do evento nos cards abaixo:

A coordenadora de Esportes e Cultura do CBV, Natália Rodrigues, lembrou o histórico do evento. “Os Jincs iniciaram-se em 2022, sob a coordenação do professor Marcello Soares, já se consolidando em um evento bastante esperado pelos nossos estudantes, pois é um momento de integração, em que a convivência harmoniosa faz com que um grupo de discentes, neste ano com 122 integrantes, socialize uma disputa saudável, pois, mesmo competindo, o respeito impera”, disse. Ela ainda destacou o apoio da Coex/Direx no desenvolvimento do esporte e na promoção do bem-estar pessoal, físico mental e social dos alunos-atletas.

Já a professora Anna Lúcia, que está à frente da Coordenação do Tênis de Mesa, falou sobre a interação dos estudantes e sobre os valores desenvolvidos no evento. “É um momento não só de disputas esportivas mas também de confraternização entre os estudantes que estão se formando e os que estão ingressando no mesmo curso e em cursos diferentes”, comentou. “A competição propicia a prática do desporto com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários, no desenvolvimento da autonomia, contribuindo para a formação integral do estudante”, completou.

Os jogos também são uma oportunidade de aprendizagem, conforme explicou o acadêmico de Educação Física Yago Rodrigues Saraiva. “Os jogos contribuem para a disseminação e prática dos conhecimentos teóricos estudos no curso”, declarou.

Texto: Sofia Lampert
Revisão: Antonio Matos