Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Modalidade
Curso Superior de Tecnologia
(presencial) 



Coordenação

Coordenadora: 
Profa. Suzana Menezes Macedo

PORTARIA 336/2022 - GAB/IFRR, de 14/03/2022

Contato: 
(95)3621-8000

E-mail da coordenação: 
turismo.cbv@ifrr.edu.br

Carga Horária:
1.930 horas

Período:
Noturno 

Oferta:
35 vagas oferecidas anualmente

Consulte informações sobre o Curso na página e-MEC

Objetivo Geral

      Capacitar profissionais para o planejamento e gestão de atividades turísticas interrelacionadas à hospitalidade, eventos, agenciamentos, transportes, meio ambiente e patrimônio cultural, divulgando e valorizando a cultura e os costumes da região, de modo a estimular o desenvolvimento local e regional, dando-lhe uma visão global e sistêmica do processo e operacionalização da atividade turística.

Homem

Objetivos Específicos

  • Compreender a interdependência dos diferentes setores do turismo na esfera pública e privada; 

  • Desenvolver ações no âmbito do planejamento turístico, agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo), transportadoras turísticas e consultorias; 18 Plano Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo ;

  • Correlacionar e gerenciar as políticas públicas, comercialização e promoção dos serviços relativos à atividade;

  • Identificar as potencialidades turísticas do receptivo, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional.

Meta

Requisitos de Acesso

      O acesso de ingressantes ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFRR respeita a seguinte proporção: 50% das vagas ofertadas através Sistema de Seleção Unificado (SISU) e outro 50% através de processo seletivo interno. Caso a dinâmica de ingresso apontar para outros meios, este será modificado considerando estudo de novas formas de acesso consonantes com a Organização Didática vigente.

Perfil Profissional

      O Tecnólogo em Gestão de Turismo planeja e coordena atividades relacionadas aos destinos turísticos. Diferencia os distintos segmentos de mercado do turismo. Articula relações interpessoais entre os diferentes agentes locais, regionais e internacionais. Administra e opera atividades em agências de turismo e transportadoras turísticas. Gerencia e executa procedimentos em meios de hospedagem, restaurantes e eventos. Elabora projetos de diagnóstico de demandas e novos produtos turísticos. Cria e implanta roteiros turísticos. Vistoria realiza perícia, avalia, lauda e emite parecer técnico em sua área de formação.

Profissional

Mercado de trabalho

      O Tecnólogo em Gestão de Turismo, cujas atividades são definidas por legislação vigente, tem sua área de atuação em  planejamento e organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos, e também, em empreendimentos de lazer, como os parques temáticos/aquáticos, além de supervisionar as programações preparadas para grupos de turistas.

Mercado de Trabalho