girl user profile

Coordenador(a):

Miriam Aline Coelho Rosa da Silva
Portaria: n.º ??? de ??? de 20??
D.O.U n.° ???, de ??? de 20??

Informações

Nome do Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola.
Eixo Tecnológico:
Modalidade de oferta: Licenciatura - A distância – EaD.
Turno de Funcionamento: integral
Número de Vagas Ofertadas: 168 vagas
Carga Horária Total: 3.465 horas
Regime Letivo: Modular
Título Outorgado: Licenciado em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola
Duração prevista: 4 (quatro) anos
Integralização curricular mínima e máxima: 4 anos

Documento(s) do Curso

Matriz Curricular

E-mail: letrasead2022@ifrr.edu.br
Telefone e Whatsapp:
(95) ????-????

As formas de acesso ao curso foram elaboradas com base na Resolução CONSUP n.º 682/2022, de 16 de julho de 2022, que estabelece procedimentos sobre elaboração de Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação, nas modalidades de ensino presencial e a distância, no âmbito do Instituto Federal de Roraima. Conforme Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019 a 2023), os requisitos mínimos para ingresso no curso superior de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola-EAD do IFRR/Campus Boa Vista, são: ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e ter sido aprovado em exame de processo.

O acesso ao curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola-EAD, ocorre mediante processo seletivo, pautado nos princípios institucionais, de acordo com a legislação vigente, e presente em edital próprio, sendo realizadas entradas de acordo com as vagas liberadas pela CAPES.

No processo seletivo são ofertadas 168(cento e sessenta e oito) vagas. No IFRR/Campus Boa Vista, a forma de acesso ao curso superior ocorre a partir de processos seletivos por meio da modalidade:

a) Processo seletivo institucional: conforme instruções e orientações estabelecidas em edital específico.

Conforme PDI (2019 a 2023), os educandos ingressam no IFRR/Campus Boa Vista por meio de processos seletivos promovidos de acordo com a Lei n.º 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, e ao Decreto n.º 7.824/2012, que regulamenta a citada lei; o IFRR/Campus Boa Vista, do total de vagas ofertadas, reserva vagas às ações afirmativas e de inclusão social pelo sistema de cotas. O referido decreto determina que os editais dos concursos seletivos das instituições federais de educação indicarão, de forma discriminada, por curso e turno, o número de vagas reservadas.

O professor do componente curricular é responsável por elaborar e ministrar o conteúdo programado; coordenar atividades acadêmicas; incentivar e acompanhar os estudantes nas atividades acadêmico-científico-culturais; orientar os estudantes nas atividades didáticopedagógicas relativas ao curso; elaborar, quando necessário, material didático para suprir necessidades emergentes ao longo do processo ensino-aprendizagem; avaliar sistematicamente os estudantes, o material didático e o processo de ensino-aprendizagem no decorrer do curso.

A proposta pedagógica deste curso tem sua estrutura curricular organizada segundo as orientações do Resolução CNE/CP n° 02 de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. O currículo do curso está organizado por módulos, na modalidade de ensino a distância.

Ainda, em conformidade com a Resolução CNE/CP n° 02 de 20 de dezembro de 2019, que estabelece o mínimo de 3.200 horas para licenciatura, este curso possui a carga horária total de 3.465 horas, sendo 825 horas (oitocentos e vinte e cinco) horas/aulas para o Núcleo de estudos de formação geral e humanística, 1.815 (mil oitocentos e quinze) horas para o Núcleo de estudos de formação específica, e 825 (oitocentos e vinte e cinco) horas para o Núcleo de estudos de formação complementar/integradora vivenciadas ao longo do curso.