Palestras prometem reunir grande número de participantes do IV Fórum de Integração
A programação do IV Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR está repleta de atividades científicas nas quais será debatido o tema central do evento: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Três palestras, que serão apresentadas no auditório do Campus Boa Vista Centro, farão parte da programação e prometem reunir um número expressivo de participantes, dado o renome dos palestrantes convidados no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
A palestra de abertura ocorrerá na noite desta quarta-feira (18), às 20 horas, e será ministrada pelo professor Dr. Luciano Toledo, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que abordará o tema “Ciência, tecnologia e inovação tecnológica para o desenvolvimento social”.
A segunda palestra será realizada na quinta-feira (19), às 19 horas, e será proferida pelo professor Dr. Sérgio Luiz Lopes, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o qual falará a respeito da “Formação docente e novas tecnologias: algumas provocações”.
O encerramento do fórum será marcado pela palestra do professor Dr. Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentará o tema “De técnico e humano: questões contemporâneas”. O Dr. Bazzo é um dos fundadores e o atual coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (Nepet). Em relação às suas expectativas para o evento, o palestrante diz que pretende criar algum impacto sobre a importância dos assuntos que serão abordados. “Ressalto que, apesar da importância dos temas que abordarei, eles raramente são tratados pela comunidade acadêmica e, muito menos, pela população em geral, uma vez que são temas controversos da civilização contemporânea", diz.
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – A discussão sobre o tema representa uma rica oportunidade de debater os avanços da tecnologia para o progresso da ciência no contexto social, pois sabe-se que hoje as questões relativas à ciência e à tecnologia, bem como sua importância na definição das condições de vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converter em centros de atenção e interesse do conjunto da sociedade. “A ciência e a tecnologia são um constructo social e, portanto, também de responsabilidade de todos os cidadãos. É uma discussão de ordem acadêmica, mas que não requer que os participantes sejam especialistas no assunto. Vamos falar sobre CTS, mas muito mais sobre o processo civilizatório contemporâneo”, explicou o palestrante, aproveitando a oportunidade para convidar o público a participar do evento: “Que todos venham discutir sobre esse tema e perder um pouco a ideia de que o domínio tecnológico, a repercussão da tecnologia sobre nossas vidas é privilégio ou responsabilidade apenas dos pretensos experts no assunto”.
Durante o evento, o professor Bazzo apresentará ao público participante pelo menos duas de suas principais obras já publicadas: De técnico e de humano: questões contemporâneas e Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica, as quais trazem questões elucidativas sobre o tema do IV Forint.
Portanto, as palestras são de suma importância para a compreensão das questões relacionadas à CTS no contexto educacional. É uma grande oportunidade de ficar por dentro do assunto.
Virginia Albuquerque
CCS/CBVC
16/11/2015