Exposição reúne livros publicados por servidores do IFRR
Com o objetivo de conhecer e divulgar, em formato de livro, as produções acadêmicas dos servidores do Instituto Federal de Roraima, a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp) do Campus Boa Vista montou um estande com dez publicações no V Fórum de Integração do IFRR.
São obras das mais variadas, que vão desde a experiência de servidores para a implantação do ensino na modalidade de Educação a Distância no âmbito do IFRR, passando por teses e dissertações, até chegar ao romance regionalista cobrado na prova do Vestibular 2017 da Universidade Federal de Roraima.
De acordo com a professora Jocelaine Oliveira dos Santos, da Dipesp, a ideia surgiu como forma de divulgar as publicações e possibilitar que os servidores que integram a instituição as conheçam. “Mandamos e-mail para todos os servidores falando dessa ideia, e dez atenderam ao nosso chamado”, explicou.
Conforme a professora, a ideia é que essa divulgação científica seja constante e a própria instituição conheça as produções acadêmicas dos servidores. Será uma forma de valorizar e promover a circulação do conhecimento.
Um dos livros é Meia Pata, selecionado como obra de referência para a 1ª Etapa do Processo Seletivo Seriado do Vestibular de 2017 da UFRR. O romance regionalista, ambientado em Roraima, foi lançado em julho de 2013. Em janeiro deste ano, uma nova versão com as novas regras do Acordo Ortográfico, exclusivamente para atender os vestibulandos, e com adaptações na linguagem, para atender o público juvenil, foi publicada.
Conforme Dantas, o romance trata das raízes brasileiras, dos povos tradicionais, da natureza. As personagens principais são a onça-pintada, o pesquisador e biólogo Daniel Silva, do Rio Grande do Norte, e Iara Parente, índia macuxi que cursa doutorado na Universidade de São Paulo. O romance apresenta um enredo com várias complicações, “mas o final...”, brinca ele, “o leitor precisa ler o livro”.