FORMATURA  – Emoção e nostalgia marcam cerimônia de outorga de grau no IFRR

por Sofia Lampert publicado 16/09/2022 20h30, última modificação 19/09/2022 20h11
Durante a solenidade, houve a entrega simbólica de canudos aos formandos de três cursos superiores: Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Hospitalar

Na noite desta quinta-feira, 15, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), situado no Bairro Pricumã, na capital de Roraima, ocorreu a outorga de grau aos formandos dos cursos superiores de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Marcada pela entrega simbólica de diplomas aos 33 graduandos, feita pelos coordenadores dos cursos, a cerimônia contou com a presença de professores, familiares e convidados, que aplaudiam a cada anúncio do nome de um formando. Comoveu a todos o momento em que o canudo foi entregue à senhora Ângela Araújo da Silva, mãe do formando de Licenciatura em Educação Física Márcio Alessandro Araújo, que faleceu recentemente. Ela recebeu o carinho e os aplausos dos colegas do filho e da plateia.

Outro momento marcante foi a homenagem póstuma prestada à professora Cleide Maria Fernandes Bezerra pelos formandos do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Em agradecimento à docente, da área de saúde, a turma foi batizada com seu nome. Cleide partiu precocemente, em 2019, deixando grande legado acadêmico e científico, além do exemplo de humanidade e alegria.

Além disso, discursos emocionantes foram proferidos pelos oradores das turmas, que relembraram a trajetória acadêmica no CBV, além de falarem das perspectivas dos novos profissionais. As autoridades da mesa diretiva da solenidade também registraram seus pronunciamentos. A primeira a se pronunciar foi a patronesse da turma de Gestão Hospitalar, que leu o discurso escrito pela paraninfa, professora Régia Macedo, que não pôde estar presente por problemas de saúde. Representando as demais paraninfas, Régia recomendou que os graduandos mantenham o foco nos estudos. “O nosso país [Brasil] precisa de excelentes profissionais”, escreveu. Recomendou ainda que todos façam sua parte, citando importantes virtudes para a vida profissional e pessoal: coragem, perseverança, disciplina, lealdade e fé.

oradora do curso de ed. fisica

O diretor-geral em exercício do Campus Boa Vista, professor Ananias Noronha, destacou a missão institucional. “O Campus Boa Vista, cumprindo a sua missão social, coloca à disposição da sociedade novos profissionais  qualificados e competentes. Sabemos de todas as dificuldades por que o mundo vem passando, numa pós-pandemia, mas esses estudantes, hoje profissionais, alcançaram seu objetivo [...]. Que possam brilhar para os outros, para a sociedade, impregnando de esperança todos aqueles que passarão por eles e que tenham fé em dias melhores para a sociedade”, declarou.

A reitora em exercício do IFRR, professora Aline Ferreira, falou sobre a relevância da educação pública, gratuita e inclusiva ofertada pelo IFRR. Ela ainda deixou uma mensagem de valorização do conhecimento dos novos licenciados e tecnólogos. “São formandos que levam consigo a força do conhecimento socialmente valorizado, capaz de trazer mais oportunidades e resultar em transformações de muitas vidas”, frisou.

Finalizando sua fala,  a gestora leu uma mensagem enviada pela reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, escolhida como patronesse da turma de Licenciatura em Matemática, que não pôde estar presente por estar participando de uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília (DF). “Que cada um de vocês contribua com suas habilidades e competências para a construção de um mundo melhor. Sejam multiplicadores da importância de estudar e se qualificar”, diz Nilra Jane no fim de sua mensagem.

Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos