LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – Novo curso do IFRR terá como foco a educação infantil

por Sofia Lampert publicado 19/08/2022 19h35, última modificação 19/08/2022 21h37
O foco da formação é habilitar os estudantes para o exercício do magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como em outras funções previstas em lei, nos municípios do Estado de Roraima

Nesta semana, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) divulgou o resultado final do seletivo de três cursos de licenciatura na modalidade EAD. Das mais de 500 vagas do certame, que está na fase de matrículas, 168 foram destinadas à Licenciatura em Pedagogia, o mais novo curso ofertado pela unidade. Os aprovados para esse curso serão atendidos nos polos de Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia e São Luiz do Anauá. 

Conforme o Plano Pedagógico do Curso (PPC), o foco da formação é  habilitar os estudantes para o exercício do magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como em outras funções previstas em lei, nos municípios do Estado de Roraima.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, que participou da elaboração do PPC, falou sobre a relevância da implantação do curso pela unidade de ensino. “Esse curso, particularmente,  retoma o olhar interdisciplinar que um professor da educação infantil e das séries iniciais necessita ter, considerando a multiface que precisa para apresentar quase todas as áreas do conhecimento à criança que inicia sua caminhada escolar. Nesse sentido, apropriar-se de didáticas e metodologias de cada área do conhecimento certamente proporcionará diversas possibilidades de um fazer pedagógico criativo, integrado e consistente. Para mim, desenvolver esse curso numa dimensão de educação a distância é muito significativo, pois, ao considerar o alcance da modalidade nos mais diversos espaços de Roraima, estaremos proporcionando um fortalecimento teórico a tantos formadores que hoje já exercem a profissão, mas que ainda não tiveram acesso a essa formação”, disse.   

Já a  diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, professora Solange Almeida, explicou como surgiu a ideia de ofertar o curso. “A oferta do curso vem em resposta à demanda do Conselho Municipal de Educação, que percebia a necessidade de formação de professores que atuam na educação básica, principalmente nos municípios do interior, e que ainda não possuem uma formação superior”, contou.  

Solange esclareceu ainda que a implantação foi feita para atender ao anseio da população, a qual, em pesquisa sobre interesse por cursos a serem ofertados, apontou as áreas de educação e saúde. “[...] levando-se em consideração a viabilidade estrutural da instituição e valendo-se do edital da Capes, optou-se pela oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia”, disse. 

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, o novo curso de Licenciatura em Pedagogia veio para agregar-se aos demais cursos de licenciatura ofertados pela instituição. “Dessa forma, cumprimos com a nossa obrigação de garantir vagas para atender à demanda de cursos de licenciatura e formação docente”, declarou. “Estamos felizes em poder contribuir para a formação de professores da educação básica do nosso estado”, complementou. 

 

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO – Vinculado ao Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista (Dead/CBV), o curso terá duração de oito semestres (quatro anos), com carga horária de 3.210 horas. Ao final, a titulação a ser concedida ao concluinte será de licenciado em Pedagogia.

 
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Foto: CCS/CBV
Ascom / Reitoria
19/8/2022