MOSTRA DAS PROFISSÕES – Mais de 20 escolas da rede estadual recebem visita de equipe do CBV

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 11/10/2022 10h20, última modificação 13/10/2022 16h26
A ação teve o intuito de divulgar os cursos técnicos, técnicos subsequentes e de nível superior do Campus Boa Vista

Aproximadamente 1.700 estudantes do 9.º ano do ensino fundamental 2 e do 3.º ano do ensino médio de escolas estaduais tiveram acesso às informações sobre as formações oferecidas pelo campus

Mais uma edição da Mostra das Profissões, ação anual do Campus Boa Vista, foi realizada. Desta vez, as atividades ocorreram entre o  fim de setembro e o início de outubro. Neste ano, turmas do 9.º ano do ensino fundamental 2 e do 3.º ano do ensino médio da rede estadual de ensino receberam visitas da equipe da instituição. A iniciativa visa divulgar os cursos técnicos, técnicos subsequentes e de nível superior da primeira unidade de ensino do IFRR.

A equipe de divulgação, composta por servidores e servidoras do campus, além de estudantes, visitou um total de 22 escolas, alcançando 1.740 alunos e alunas da rede estadual com informações sobre as formações oferecidas pelo CBV. O compartilhamento de um vídeo informativo sobre o IFRR e a apresentação dos cursos também fizeram parte da ação, voltada também para as outras 21 escolas da rede estadual.

O coordenador da Mostra das Profissões 2022, Alex Rezende, explica que o objetivo da ação foi divulgar as oportunidades de cursos técnicos e superiores do Campus Boa Vista, para que os estudantes do 9.° ano do ensino fundamental e do 3.° ano do ensino médio se sentissem motivados a fazer parte da comunidade acadêmica do instituto. “Além disso, é uma excelente oportunidade de interação entre a comunidade interna do CBV e a comunidade externa”, avaliou.

Para a gestora Eleene Trindade de Araújo Barreto, da Escola Estadual Penha Brasil, uma das unidades de ensino visitadas, a ação possibilitou que alunos e alunas da unidade escolar tivessem uma visão ampla das futuras profissões. “Os nossos estudantes demonstraram bastante interesse em participar do seletivo nesta renomada instituição”, comentou.

A diretora de Extensão do CBV, Marilda Vinhote Bentes, esclarece que este ano a mostra  foi organizada para ocorrer no mês anterior ao do  lançamento dos editais referentes aos processos seletivos e vestibular. Segundo ela, o evento vai ao encontro das intenções institucionais do IFRR, que tem a missão de promover formação humana integral, por meio da educação, ciência e tecnologia, em consonância com os arranjos produtivos locais, socioeconômicos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, e, para isso, é preciso alcançar esse público de estudantes.

“A Mostra das Profissões é um evento que faz parte da rotina anual do Campus Boa Vista, seja de forma on-line, seja de forma presencial, promovendo a interação de estudantes do ensino médio, do nível superior e  servidores do CBV com  o público jovem da comunidade externa, suscitando estímulos para prosseguirem os estudos no nosso campus, que é uma unidade do IFRR que acolhe com uma educação baseada na qualidade e na equidade, num processo voltado para formar profissionais autônomos e ativos perante a sociedade”, declarou Marilda.