Acadêmicos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental participam de visita técnica a termoelétrica

por Virginia publicado 26/05/2023 21h12, última modificação 26/05/2023 21h12
A atividade corresponde a uma prática das disciplinas Tratamento de Esgoto e Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos do curso Saneamento Ambiental, ministradas pela professora Cintia Martins.

Os acadêmicos do 5.o módulo do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Campus Boa Vista (CBV) participaram, no último dia 24, quarta-feira, de visita técnica à Oxe Energia, Unidade Jacitara, termoelétrica à biomassa de madeira reflorestada, localizada em Boa Vista.

A atividade corresponde a uma prática das disciplinas Tratamento de Esgoto e Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos do curso Saneamento Ambiental, ministradas pela professora Cintia Martins.

Durante a visita, a comitiva do IFRR foi acompanhada pelos técnicos da Oxe Energia, o engenheiro elétrico Raimundo Costa e a engenheira sanitarista e ambiental Rute Ramos.


Segundo a professora Cintia, o intuito da visita foi colocar os acadêmicos em uma situação prática de ampliação do conhecimento. “Nossa principal intenção foi propiciar o conhecimento das instalações da termoelétrica, principalmente das estações de tratamento de despejos industriais, de tratamento de água e da gestão dos resíduos sólidos, a fim de agregar conhecimento às aulas teóricas, por meio da visualização das instalações, dos procedimentos técnicos e da prática profissional de um tecnólogo em saneamento”, disse.

Na opinião da acadêmica Ruth Vandolver, a visita serviu para ampliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “Por meio da visita técnica, foi possível analisarmos na indústria, de forma prática, a origem dos resíduos e como é feita sua destinação, ampliando o conhecimento teórico adquirido dentro de sala de aula. Além disso, agregou conhecimento prático e permitiu, indiretamente, difundir e motivar os alunos quanto ao seu papel no mercado profissional”, relatou.

Para a acadêmica Jordana Nunes, a visita técnica foi uma experiência enriquecedora. “Acredito que essa atividade oportunizou o aprofundamento dos meus conhecimentos teóricos sobre sustentabilidade, por meio da geração de energia renovável. Pude ainda ver, na prática, como funcionam os processos de gerenciamento de resíduos sólidos e a transformação desses resíduos em subprodutos que beneficiam o meio ambiente. Portanto, foi essencial em nossa formação, pois nos permitiu criar uma conexão direta com práticas e tecnologias aplicadas, enriquecendo nosso aprendizado de forma significativa”, contou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
26/5/23