Doze alunos do Campus Boa Vista participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)

por Virginia publicado 24/05/2021 14h47, última modificação 24/05/2021 14h47
A competição está na terceira fase, da qual participam 5,9 mil equipes em todos os estados da federação. Os estados de São Paulo, Ceará e Minas Gerais são os que têm maior número de participantes nesta fase.

Doze alunos dos cursos técnicos do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), distribuídos em quatro equipes, representam a instituição na 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

A professora de História do CBV, Rafaella da Silva Pereira, é quem orienta os alunos na olimpíada. Ela afirma que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, a participação do CBV é bastante significativa. “O Estado de Roraima iniciou a competição com representação de 17 equipes, mas algumas já desistiram. Das quatro equipes do CBV, todas permanecem na competição. A pandemia, a falta de acesso à tecnologia e o ensino remoto fizeram com que muitos alunos não participassem esse ano. No entanto, ainda tivemos número significativo de inscrições, ainda que estejamos com uma representação um pouco menor do que nos anos anteriores. Isso ocorreu porque muitos usavam a infraestrutura do CBV para participar, visto que não tem computador ou internet em casa. Mas, mesmo com as dificuldades, estamos presentes na décima terceira ONHB, representando o CBV e o estado com muito carinho e orgulho”, disse.

A aluna do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio (integral), Eline Rafaela Pereira de Oliveira, é uma das participantes da olimpíada e diz que os encontros remotos dessa edição, representam verdadeiros desafios.  “No que diz respeito a fazê-los online, o desafio é conseguir se comunicar plenamente com a equipe, debater de modo amplo todas as ideias e opiniões por conta da disponibilidade de cada um, pois além de estudantes, temos deveres com a família e com os afazeres de casa, que ocupam nosso tempo. No entanto, conseguir participar da ONHB é mais um aprendizado divertido do que uma obrigação, e isso é mais uma característica boa das olimpíadas, elas incentivam o conhecimento de modo descontraído, sem perder a seriedade. Pesquisar sobre variados temas, em diversas fontes, relacionando cada informação relevante, também é algo instigante”, disse.

A participação na ONHB exige bastante dedicação e estudo dos alunos. Os encontros de orientação ocorrem de forma remota, mas as exigências são as mesmas como na orientação presencial. “A orientação não-presencial limita um pouco nosso trabalho, especialmente, com relação a produção textual, que exige reescrita constante e uma presença mais próxima do professor, mas vamos aos poucos ajustando e encontrando alternativas para vencer a distância”, acrescentou Rafaella.

Do ponto de vista da integração entre teoria e prática, a ONHB traz inúmeras possibilidades aos competidores. “Relacionar os conteúdos que são estudados na escola com o mundo em que a gente vive, é um dos diferenciais da ONHB, reforçando a importância do que se aprende na escola. Outra rica oportunidade é dialogar e debater com outras pessoas, o que nos traz uma sensação de participação, de integração, o que é muito gratificante. Também nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos atualmente”, disse Eline.

ONHB – É um projeto de extensão da Universidade de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de graduação e de pós-graduação.

A ONHB é aberta para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo país.

“As temáticas abordadas pela ONHB sempre são muito relevantes, sempre há uma alusão de um fato histórico do Brasil que pode ser relacionado a contextos atuais e nos fazem analisar os fatos com uma visão mais ampla e crítica. É uma imensa contribuição para nossa formação acadêmica e cidadã. Portanto, sou também muito grata pelo aprendizado que a olimpíada oferece”, completou Eliene.

As fases da 13ª edição seguem até 12 de junho, além da final marcada para agosto. Ao todo, serão realizadas seis etapas online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Até o momento, a tradicional fase presencial realizada na Unicamp será online devido à pandemia.

A organização do evento divulgou que vem novidade por aí, pois em 2022 será comemorado 200 anos de independência do Brasil. Estão sendo aguardadas inovações na competição pelos participantes.

Monitoria - Estão abertas as inscrições para monitoria junto às equipes. É permitida a atuação de ex-participantes da ONHB que já tenham concluído o ensino médio como monitores, com função de cooperar com os professores na orientação das equipes. Os professores orientadores poderão inscrever seus monitores até às 23h59min, do dia 30 de junho de 2021.

Nos links a seguir é possível ter acesso a outras notícias sobre a participação do CBV na ONHB, aos longos dos últimos anos:

Representantes do IFRR conquistam medalha de cristal na ONHB 2018

CATEGORIA ESCOLA PÚBLICA – Equipe do Campus Boa Vista é a melhor do Norte na Olimpíada Nacional de História do Brasil

OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL – Equipe “Plutão já foi planeta” conquista medalha de bronze na última fase da competição

OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL – Alunos do Campus Boa Vista Centro obtêm melhor colocação da Região Norte

Alunos do IFRR Campus Boa Vista Centro são premiados na 7ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil

CCS/Campus Boa Vista com informações do site: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/
24/05/21