EAD – Mostra Pedagógica de Educação a Distância reúne alunos da Capital e do interior

por Virginia publicado 16/12/2019 21h59, última modificação 16/12/2019 21h59
A mostra pedagógica surgiu em decorrência da crescente discussão sobre a importância de se evidenciar, na comunidade do CBV/IFRR, as atividades que são desenvolvidas pelos alunos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância.

No último dia 13, sexta-feira, no Campus Boa Vista (CBV), ocorreu a III Mostra Pedagógica de EAD/IFRR, com o tema “Sociedade, contexto e cultura na perspectiva da formação docente”, promovida pelo Departamento de Educação a Distância (Dead).

Para a coordenadora do evento, professora Solange Almeida Santos, ele teve como proposta discutir e analisar, perante a comunidade do CBV/IFRR, os princípios políticos pedagógicos que norteiam as diretrizes curriculares para a educação na modalidade a distância. “Foi possível dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos alunos e pelos professores em cada polo de ensino, buscando o desenvolvimento educacional, social e político da formação que ocorre nessa modalidade”, disse.

Participantes – O evento contou com 168 participantes entre acadêmicos dos cursos de graduação (Licenciatura em Letras/Literatura Hispânica, Ciências Biológicas e Matemática), pós-graduação e tutores em EAD de oito polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr). Foram expostos 25 trabalhos dos cursos de graduação, sendo 7 de Licenciatura em Matemática, 4 de Letras/Literatura Hispânica e 14 de Ciências Biológicas. “Contamos com dez professores convidados que avaliaram os trabalhos por meio de um questionário digital, facilitando assim a automatização dos resultados”, explicou Solange.

Já de acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o diferencial da mostra foi a qualidade dos trabalhos apresentados. “Foi possível perceber a riqueza das produções, o trabalho dos professores e dos tutores, que se refletiram na competência, na criatividade e no empenho dos acadêmicos. Fiquei muito feliz com o evento e parabenizo todos pela ação”, disse.

Programação – O evento apresentou experiências de acadêmicos, professores, tutores, coordenadores de polos e gestores dos cursos ofertados pela unidade na modalidade a distância, e também contou com encontro de tutores, mesas-redondas e oficinas.

Além de proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de compartilhar conhecimentos aprendidos durante as aulas, associando teoria e prática, sempre a partir da pesquisa e da vivência profissional, promoveu a interação entre a comunidade acadêmica dos diferentes polos municipais de ensino, por meio de atividades científico-pedagógicas, dando visibilidade às ações desenvolvidas no âmbito dos cursos.

16/12/19