Egressos do Campus Boa Vista são aprovados em concurso público da área de educação

por Virginia publicado 12/01/2022 18h40, última modificação 13/01/2022 18h51
Foram aprovados egressos de cursos de licenciatura, na modalidade presencial, Educação a distância (EaD) e cursos de pós-graduação.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) teve 48 aprovados, entre egressos de cursos de licenciatura, na modalidade presencial, Educação a distância (EaD) e cursos de pós-graduação, no último concurso da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed), realizado em outubro de 2021.

Alguns dos aprovados já foram convocados para entrega de documentos e perícias médicas, outros aguardam a convocação.

Bruna Vitória foi aprovada em primeiro lugar para o Município de Boa Vista.

A egressa do curso de Licenciatura em Educação Física, Bruna Vitória Correa Brandão, foi aprovada em primeiro lugar para o Município de Boa Vista, e diz que o concurso foi uma experiência incrível. “Concluí o curso no segundo semestre de 2016 e aguardei por muito tempo esse concurso, desde a minha graduação. Então, ter conseguido a aprovação foi como a realização de um sonho. Minha trajetória no IFRR foi essencial para minha aprovação, pois a base de conhecimentos que adquiri na minha formação fez total diferença no meu desempenho positivo no concurso. Diante disso, minha avaliação do IFRR é acima de dez! É uma excelente instituição para quem quer se tornar um bom profissional de Educação Física”, ressaltou Bruna.

Outro candidato que obteve sucesso no concurso foi o egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Marcos Miguel Mayer. Ele foi aprovado em primeiro lugar para o Município de Amajari. “No primeiro ano do ensino médio decidi seguir a carreira de professor de biologia. Desde então, busquei fazer qualificações na área de biologia e também na área educacional. Em 2016, iniciei o curso no Campus Boa Vista e já tinha como foco ser professor da rede estadual de ensino. Com vistas à ampliação dos meus conhecimentos e experiência, em 2017, estagiei na Embrapa, no campo de melhoramento vegetal. Ainda em 2017, tive a honra de ser monitor da disciplina de botânica, anatomia e fisiologia vegetal, juntamente, com a professora Rosa, e, em meados de 2018, decidi participar do projeto Residência Pedagógica, coordenado pelo professor Ismayl cortez, que é um ótimo docente, buscando sempre o melhor para seus alunos. Agradeço e admiro muito a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, por ela ser uma professora “nata” e que nos inspira muito com sua elegância e profissionalismo, assim como também a professora Cideia Salazar, por ter sido tão empática comigo na defesa do meu Trabalho de Conclusão de Curso”, destacou Mayer.

Marcos foi aprovado em primeiro lugar para o Município de Amajari.

Ele finaliza ressaltando a satisfação de ter sido aprovado no concurso. “Desde meus 15 anos já almejava essa vaga e assim que finalizei meu curso no IFRR, foquei nos estudos para o concurso da Seed, pois sabia, que certamente, seria muito concorrido. Foram dias e noites preocupado, estudando, pois é notória a necessidade de se ter um emprego efetivo no atual cenário. Estudei em casa mesmo, com o auxílio de vídeos, exercícios e mapas mentais. E graças a Deus, a minha família, aos meus amigos e a todo o suporte que recebi ao longo da minha jornada acadêmica, consegui garantir a minha vaga. Gratidão a todos, por tudo!”, completou Mayer.

Os gestores do IFRR comemoraram o expressivo número de aprovações. Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, o resultado é devido ao esforço coletivo das equipes técnicas e pedagógicas de todos os cursos. “Ficamos muito felizes com o resultado que os egressos das licenciaturas oferecidas pelo Campus Boa Vista obtiveram, com destaque para os cursos de Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, Ciências Biológicas, Educação Física e Matemática. Este resultado é fruto do esforço da equipe, como também dos acadêmicos, que numa perspectiva dialógica têm construído o processo formativo a que o curso se destina, numa construção interativa dos conhecimentos científicos e do cotidiano, fazendo com que essa aproximação possibilite a formação ampla desses profissionais. Gratidão e orgulho são os sentimentos presentes neste momento”, disse.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra também comentou as aprovações. Ela ressalta o potencial formativo das licenciaturas, com base em metodologias inovadoras. “Nos sentimos bastante honrados e felizes com esse número expressivo de egressos aprovados em um concurso tão esperado. Nos certificamos que estamos entregando o nosso melhor, pois as nossas licenciaturas preparam os futuros professores, por meio de práticas pedagógicas com metodologias inovadoras. Com toda a certeza esses profissionais farão a diferença na educação do nosso estado”, frisou.

Histórico de aprovações - Não é de hoje que a instituição tem grande número de egressos aprovados em concursos públicos, principalmente, da área de educação. Desde a época da Escola Técnica Federal de Roraima (ETFRR), passando pelo Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet) e IFRR, muitos já foram os egressos aprovados em diversos concursos públicos, e até mesmo acadêmicos, antes de concluírem seus cursos.

Francinaide concluiu os cursos de Magistério em Educação Física e Licenciatura em Educação Física, em 1998 e 2008, respectivamente.

Em 2001, a professora de Educação Física, Francinaide Campos, formada no extinto curso de Magistério em Educação Física, ofertado pela antiga ETFRR, foi aprovada no primeiro grande concurso da Seed, em Roraima. Naquele ano, foram ofertadas vagas para várias áreas e uma delas foi a Educação Física, em nível médio.

Francinaide ingressou na antiga ETFRR para cursar o extinto curso Técnico em Agrimensura, mas conta como mudou de área e se encontrou na profissão. “Ingressei por meio do processo seletivo, em 1994, para o curso de Agrimensura. No final daquele ano, teve uma apresentação artístico-cultural com o objetivo de apresentar os cursos da instituição para a comunidade escolar, e assim, ajudar os alunos a definirem se permaneceriam no mesmo curso no qual ingressaram ou mudariam para outra área. Quando assisti as apresentações do curso de Educação Física, as danças, os esportes, e também ao ouvir o discurso dos alunos, eu me apaixonei e ali tomei minha decisão. Iria cursar Educação Física, cujo curso concluí em 1998. Nesse período, comecei a atuar como professora de natação, e em projetos na área de esportes, em uma instituição privada. O tão esperado concurso veio em 2001, com vagas específicas para quem possuía o curso de magistério. Então eu me inscrevi, assim como muitos colegas que haviam concluído o curso também. Fui aprovada, mas assumi somente em 2003, e, desde então, atuo como professora da Rede Estadual de Ensino”, relatou Francinaide.

A história da Francinaide com a instituição não iria parar por aí, pois por meio de um convênio firmado entre o Cefet e o Governo do Estado, foi oportunizada a verticalização da formação dos professores efetivos do estado. “A intenção de ambos era promover a ampliação da qualificação profissional dos professores de Educação Física, para que tivessem a progressão funcional do nível médio - magistério - para licenciatura. Foi, então, que me dediquei aos estudos, para fazer o vestibular, e claro, novamente estudar na instituição, mas agora cursando o ensino superior. Fui aprovada, e concluí o curso em março de 2008. Esse curso só me trouxe alegria e satisfação, pois com essa nova titulação, em 2012, fui aprovada em um novo concurso, desta vez para a Prefeitura Municipal de Boa Vista. Atualmente, acumulo os dois cargos. Só tenho a agradecer a todos os professores, que desde o magistério, contribuíram com a minha formação escolar, acadêmica e profissional. Dessa forma, posso afirmar que a instituição faz parte da minha vida, desde o início do meu processo educativo em nível médio. Não tenho dúvida ao afirmar que o IFRR é uma das melhores instituições de ensino superior de Roraima”, finalizou.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
12/1/2021