Gestão do Campus Boa Vista comemora excelentes resultados de cursos FIC

por Virginia publicado 28/12/2020 15h15, última modificação 28/12/2020 15h16

O grupo gestor do Campus Boa Vista (CBV), em especial a Diretoria de Extensão (Direx), ainda está em clima de comemoração pelos excelentes resultados obtidos nos dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados mediante cooperação técnica entre o Instituto Federal de Roraima (IFRR), a Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago e a Polícia Militar de Roraima (PMRR): o Curso Superior de Polícia (CSP) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Essa ação resultou na qualificação de 89 policiais militares, coroando o esforço de três importantes instituições que primam pelo desenvolvimento do Estado de Roraima.

Certificação – As turmas formadas nos respectivos cursos FIC, ofertados nos meses de agosto a dezembro, eram constituídas de capitães e majores dos quadros da PMRR (combatente, complementar, saúde e músico), sendo o CAO composto por 59 capitães, e o CSP por 30 majores. Ao todo, foram apresentados 50 trabalhos de conclusão de curso (TCCs), sendo 17 no CSP e 33 no CAO.

A solenidade de formatura foi realizada na tarde do último dia 22 de dezembro, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), com a presença dos formandos e de autoridades convidadas.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a certificação desses cursos teve enorme relevância no contexto da educação e da segurança pública. “Considerando a oportunidade de parceria e troca de conhecimentos, deixamos um grande legado ao proporcionar a reflexão e a geração de conhecimento em dois eixos fundamentais da sociedade: a educação e a segurança. Em nome do Campus Boa Vista, agradeço o empenho de todos os envolvidos (gestores, professores, tutores e, principalmente, cursistas) por acreditarem na proposta e realizarem essa formação com compromisso e excelência”, disse.

A coordenadora dos cursos FIC no IFRR, Enyedja Fabricia de Lima Cruz, afirma que a conclusão dos cursos foi um momento marcante e aguardado por todos. “Assim foi a cerimônia de certificação dos alunos do Curso Superior de Polícia e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Essa foi a primeira vez que alunos, professores e equipe técnica se reuniram presencialmente, seguindo todos os protocolos vigentes de saúde, em razão da pandemia da covid19, para celebrar o ápice das formações. A cerimônia foi marcada por momentos de agradecimento, superação e homenagem aos alunos, aos professores e aos representantes da PM. Portanto, é com o sentimento de dever cumprido que encerramos mais uma ação de formação, ratificando o alcance de nossos objetivos: 89 alunos certificados com êxito”, contou.

Já a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, não compareceu à cerimônia, por problemas de saúde, mas fez questão de ressaltar o êxito da formação. “Durante quatro meses, o CBV, via Direx, utilizando as mídias disponibilizadas pelo IFRR no âmbito da Educação a Distância, como as plataformas Moodle e Google Meet, além dos recursos humanos, pôde, mais uma vez, ratificar sua missão institucional, de forma a contribuir para a sociedade em geral. Atuou no atendimento de uma demanda regional, em que contribuiu para a melhoria da segurança do estado por meio do aperfeiçoamento de militares, capitães e majores”, declarou.

A diretora explicou ainda que cada componente curricular trabalhado, diante da demanda da PM, representou um desafio superado com o esforço coletivo de servidores públicos da própria PM e do IFRR. “Todos se uniram e desenvolveram aulas em que tivemos de nos reinventar diante do contexto atual. Assim, o IFRR ganhou em poder contribuir e engrandecer ainda mais a nossa missão, que envolve o compromisso com a educação. Nossa gratidão à PM pela escolha da nossa instituição! Parabéns a todos os estudantes, pois venceram, de forma comprometida, construindo os conhecimentos que servirão para aprimorar suas habilidades e torná-los mais competentes em suas missões”, finalizou.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da PM, coronel Francisco Xavier Medeiros de Castro, também falou sobre o significativo resultado dos cursos de formação, reafirmando a intenção de manter parcerias futuras com o IFRR/CBV.

O capitão da Banda de Música da Polícia Militar, Gibton Pereira de Andrade, concluiu o CAO e foi o primeiro colocado de sua turma. Ele ressalta a importância da parceria com o IFRR para a realização dos cursos. “Os cursos contribuíram para o aperfeiçoamento dos oficiais que agora estão aptos a serem promovidos, bem como estão mais preparados para desenvolverem com maior qualidade suas funções no âmbito do oficialato superior. A cerimônia de certificação foi algo muito especial, um momento célebre de congraçamento, no qual agradecemos ao Governo do Estado, ao Comando da Polícia Militar e ao IFRR, por sua voluntariedade em treinar e capacitar ainda mais os oficiais da nossa corporação”, enfatizou Gibton.

28/12/2020