Minicurso prepara alunos para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021

por Virginia publicado 20/08/2021 11h35, última modificação 20/08/2021 11h35
Um total de 20 alunos se inscreveram no minicurso, que será realizado de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet. A programação vem descrita no fim desta matéria.

Neste sábado, 21 de agosto, ocorre o minicurso Prepara OBR Nacional 2021, uma ação de extensão do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR). Ele visa preparar os quatro alunos da unidade que irão participar da prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com foco na fase 2 – Etapa nacional.

Um total de 20 alunos se inscreveram no minicurso, que será realizado de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet. A programação vem descrita no fim desta matéria.

Os quatro alunos do CBV participaram da etapa estadual e atingiram a nota mínima para seguir para a fase 2, que ocorrerá no dia 25 de agosto, de forma virtual, com duração de quatro horas.

A capacitação é voltada à resolução de questões de provas anteriores da OBR, que busca a conexão entre o conteúdo do ensino médio com a robótica, envolvendo componentes curriculares como português, inglês, matemática e física, além dos conteúdos específicos de robótica.

De acordo com a professora responsável pela ação, Deborah Deah Assis Carneiro, o minicurso também tem como objetivo captar novos alunos que ainda não fazem parte do grupo de robótica do IFRR e que queiram começar a preparação para participar da próxima edição do evento. “Esse curso é muito importante para darmos continuidade aos trabalhos da equipe de robótica do IFRR, da qual estou à frente desde 2019. No ano passado, mesmo com a pandemia, conseguimos inscrever sete alunos, e dois passaram para a etapa nacional. Neste ano, dobramos o número de inscritos, e quatro alunos estão na fase dois. Com a colaboração dos professores das diversas áreas do conhecimento, tenho certeza de que vamos alcançar resultados ainda melhores”, disse.

A coordenadora de Projetos e Programas de Extensão do CBV, Luciane Wottrich, destaca a relevância das ações de extensão, que, de forma integrada ao ensino, contribuem para o êxito dos alunos em eventos e olimpíadas. “Não há como negar a importância desse minicurso preparatório para a participação dos alunos na OBR, pois representa uma estratégia com foco no desenvolvimento de pesquisa, estimulando o uso de tecnologias em meio a divulgação da robótica, suas aplicabilidades, possibilidades, produtos e tendências. Assim, garantimos o envolvimento dos estudantes, já que se privilegia o imaginário, a curiosidade, a criatividade, favorecendo os aspectos relacionados à aprendizagem”, afirmou.

Programação do minicurso:

8h15 às 8h30: Abertura do Evento

8h30 às 9h30: Língua Estrangeira (inglês) Aplicada à Robótica

09h30 às 10h30: Linguagens e Suas Tecnologias Aplicadas à Robótica

10h30 às 11h30: Física Aplicada à Robótica

13h30 às 14h30: Matemática Aplicada à Robótica

14h30 às 15h30: Robótica (conteúdo específico)

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
20/8/21