MOSTRA TECNOLÓGICA – Projeto SGC é destaque no Connepi

por Virginia publicado 08/12/2016 23h05, última modificação 09/12/2016 14h16
O projeto Sistema de Gerenciamento de Consultas (SGC), originado como um projeto de startups dos alunos do 4.° ano do curso Técnico em Informática Ana Beatriz do Nascimento Semen, Helizy Cardoso Rodrigues, Hermino Barbosa de Freitas Júnior, orientados pelo professor Vinícius Tocantins, foi um dos destaques da Mostra Tecnológica realizada durante o IX Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Connepi), em Maceió (AL)

O projeto Sistema de Gerenciamento de Consultas (SGC), originado como um projeto de startups dos alunos do 4.° ano do curso Técnico em Informática Ana Beatriz do Nascimento Semen, Helizy Cardoso Rodrigues, Hermino Barbosa de Freitas Júnior, orientados pelo professor Vinícius Tocantins, foi um dos destaques da Mostra Tecnológica realizada durante o IX Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Connepi), em Maceió (AL).

SGC – O sistema consiste em uma plataforma web que tem como objetivo o agendamento de consultas com vistas à simplificação da experiência do paciente em unidades médicas, o que resultará em uma melhor organização e satisfação tanto do usuário quanto da unidade que oferece o serviço, além do que o paciente poderá fazer seu agendamento on-line, de forma rápida e prática, evitando possíveis transtornos.

“A ideia surgiu para solucionar um problema local da cidade de Boa Vista, mas o sistema pode ser utilizado em qualquer cidade, pois a dificuldade para o agendamento de consultas médicas é um problema do nosso país. Geralmente para se marcar uma consulta, o paciente enfrenta um processo cansativo e muito burocrático, já que precisa chegar cedo, enfrentar filas e, ainda assim, não conseguir fazer o agendamento por falta de vaga. Diante desse problema, o SGC apresenta-se como uma plataforma simples por meio da qual, em poucos minutos, é possível marcar a consulta, sem que se precise sair do conforto do  lar”, explicou Helizy.

O diferencial da plataforma é que poderá ser utilizada por instituições públicas ou privadas, e, apesar de ainda estar em uma versão básica, a estudante afirma que o sistema será aprimorado. “A proposta é que, posteriormente, seja possível fazer pagamentos, no caso de empresas privadas, serviço que o protótipo ainda não dispõe”, complementou.

Sobre a importância da pesquisa e da participação no congresso, Helizy diz que buscar uma solução para um problema social, aliando teoria e prática, e, ao final, comunicar os resultados da pesquisa em um evento como o Connepi é de extrema importância para a formação dos alunos do IFRR.

O SGC foi o único trabalho do IFRR apresentado na Mostra Tecnológica do Connepi.

CCS/Campus Boa Vista Centro na cobertura do Connepi
8/12/2016