REDAÇÃO OFICIAL – Curso qualificará 35 moradores da Comunidade Indígena do Morcego

por Virginia publicado 10/03/2023 19h30, última modificação 14/03/2023 20h19
Com carga horária total de 40 horas, a capacitação terá encontros presenciais, duas vezes na semana, com aulas teóricas, na Escola Municipal Indígena Martins Pereira da Silva, Município de Boa Vista.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) ofertará, no período de 14 de março a 6 de abril, o curso de Redação Oficial para 35 moradores da Comunidade Indígena do Morcego, na Terra Indígena Serra da Moça, região do Murupu, Município de Boa Vista.

Com carga horária total de 40 horas, a capacitação terá encontros presenciais, duas vezes na semana, com aulas teóricas, na Escola Municipal Indígena Martins Pereira da Silva.

Além disso, os estudantes participarão de atividades práticas, com carga horária de 6 horas, no laboratório de informática do CBV, sobre formatação/padronização de documentos oficiais e administrativos abordados durante as 34 horas teóricas do curso.

Segundo a professora Ivone Mary Medeiros de Souza, a oferta do curso de Redação Oficial tem por finalidade atender à demanda apresentada pela gestão da escola e contará com a participação de professores, alunos e demais membros da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades laborais e escolares. “A proposta do curso inclui aulas teóricas e práticas, discussões e reflexões sobre as características e os tipos de documentos oficiais e administrativos, com vistas a contribuir para a qualificação profissional do público-alvo”, disse.

Para a coordenadora do curso, Janira Souza de Lima, a iniciativa representa uma ótima oportunidade de qualificação profissional, resultando na ampliação de conhecimento e na melhoria do atendimento à comunidade, uma vez que os envolvidos são profissionais técnicos em educação e estudantes que querem se tornar mais autônomos em seu processo de aprendizagem. “Em virtude disso, sinto-me muito feliz e grata por estar à frente dessa ação e poder acompanhar a execução desse projeto que levará qualificação profissional aos indígenas daquela comunidade”, declarou Janira.

Já a coordenadora de Projetos de Extensão do CBV, professora Luciane Wottrich, explica que a Diretoria de Extensão do campus desenvolve ações de extensão voltadas à inclusão social, promovendo equidade, em especial, nesse caso, para a população indígena em Roraima. “Nessa perspectiva, o curso contribuirá para o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos cursistas, a fim de auxiliá-los na construção de textos oficiais eficientes, modernos e adequados aos padrões da escrita culta vigentes. Assim, possibilitará que exponham suas ideias de maneira objetiva e clara e que satisfaçam suas necessidades comunicacionais, além de tornar fácil a compreensão para as pessoas que recebem seus textos no ambiente de trabalho e fora dele”, afirmou.

10/3/23