Campus Novo Paraíso quer difundir prática da língua no IFRR
Com o tema “Libras, uma Língua que se vê”, o Campus Novo Paraíso realiza, nos dias 25 e 26 de abril, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Libras (Língua Brasileira de Sinais), comemorado no dia 24 de abril.
A ação faz parte do projeto de ensino da professora Silvina Faria dos Santos, que tem por objetivo iniciar a difusão de Libras no Campus Novo Paraíso.
Na segunda-feira, dia 25, a programação está prevista para se iniciar às 9 horas, com apresentação e conversação na língua de sinais, nos setores do campus. Em seguida, às 10h50, alunos das turmas 11 e 32 do curso de Agroindústria realizarão uma apresentação em Libras, na sala de cinema da unidade de ensino. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, será a vez dos alunos das turmas 31, 33 e 34, também do curso de Agroindústria, fazerem uma nova apresentação.
Terça-feira, dia 26, a programação começa, a partir das 9 horas, com uma sessão especial de cinema, e, à tarde, a ação se encerra com uma palestra para servidores sobre a iniciação do uso, o ensino e a difusão de Libras, a partir das 16h20, na sala de cinema.
BREVE HISTÓRICO – O dia 24 de abril foi sancionado, no Congresso Nacional, como o Dia Nacional de Libras por meio de um projeto de lei lançado em 2009. Essa iniciativa atendeu a uma reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) para comemorar os anos de luta da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, data em que a Libras foi legalizada como meio de comunicação e expressão, garantindo às comunidades surdas do país o direito ao acesso a bens, órgãos e serviços em suas línguas nativas.
A lei, regulamentada pelo Decreto 5.626/2005, firma-se como um dos principais marcos históricos da população com deficiências auditivas e, até hoje, respalda ações e reivindicações desse grupo minoritário.
CCS/CNP
20/04/16