Fotografia registrada por celular será tema de curso ofertado para servidores do IFRR

por Sofia Lampert publicado 03/07/2020 15h55, última modificação 03/07/2020 20h11
Para participar desta edição, o interessado não precisa ter experiência em fotografia. Precisa apenas ter acesso à internet, um celular ou smartphone e fazer sua inscrição pelo e-mail cqvss.dgp@ifrr.edu.br até o próximo dia 6, indicando o turno de preferência

Na próxima quarta-feira, 8, a Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social do Servidor (CQVSS), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Roraima, vai ofertar o curso on-line Faça do Seu Celular Sua Melhor Câmera Fotográfica. Voltado para servidores da instituição e com duração de duas horas, será transmitido pelo Google Meet, tendo como tutor o assessor de comunicação da Reitoria, Gildo Júnior.

A capacitação faz parte do programa Cube de Afinidades, organizado pela CQVSS conforme os temas sugeridos pelos colaboradores. Para participar desta edição, o interessado não precisa ter experiência em fotografia. Precisa apenas ter acesso à internet, um celular ou smartphone e fazer sua inscrição pelo e-mail cqvss.dgp@ifrr.edu.br até o próximo dia 6, indicando o turno de preferência (manhã, das 10h às 12h, ou tarde, das 15h às 17h).

A coordenadora da CQVSS, Elioenai Fonseca, explicou que o objetivo da ação é contribuir para a saúde mental e emocional dos servidores, uma vez que a fotografia é considerada uma terapia que ajuda a reduzir o nível de ansiedade. “O curso vai contribuir para o registro dos bons momentos em meio ao distanciamento que vivemos”, disse. Ela esclareceu ainda que as próximas edições do clube estão sendo definidas e devem ser anunciadas em breve.

Quanto à oportunidade de participar da capacitação, o tutor do curso, Gildo Júnior, adiantou que esse primeiro curso é para servidores, mas que deverá haver uma nova edição para estendê-lo à comunidade acadêmica. Segundo ele, para incentivar a participação,  haverá o sorteio de dois livros digitais de sua autoria, com uma gama de instruções sobre a arte de fotografar com o celular e muitas imagens inspiradoras. "O curso pode contribuir para descobrir o talento que há em cada um. Venha participar e impressione sua família e amigos e tudo isso usando apenas a câmera do seu celular!", declarou.

CURRÍCULO DO TUTOR

Gildo Júnior, nascido em Salvador, Bahia, entrou no serviço público, em 2014, como técnico em audiovisual do Instituto Federal de Roraima. Ocupa a função de assessor de comunicação social da Reitoria desde março de 2019. No ramo da fotografia, atua há mais de quinze anos e é referência em todo o Estado de Roraima, tanto em fotografias em ambientes internos quanto externos, inclusive em viagens, seu principal foco atualmente.

Parte do registro fotográfico do profissional pode ser conferida no seu perfil no Instagram (@gildo_junior), no qual estão expostos momentos das viagens que fez pelo Brasil e pela América Latina (por enquanto!). Além disso, seu trabalho está eternizado no livro Fazendo fotos fantásticas pelo celular nas viagens, publicado de forma independente. Quem tiver interesse em saber mais deve entrar em contato com o profissional pelo e-mail boradetripp@gmail.com.

CLUBE DE AFINIDADES

O Clube de Afinidades tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida e estreitar laços entre os servidores por meio da troca de experiências e laços em comum. É mediado por profissional com mais experiência em determinado assunto. No IFRR, a primeira reunião do clube ocorreu em abril de 2018, tratando de leitura e livros. Para relembrar, veja a matéria aqui. Antes da pandemia, os eventos seguiam uma periodicidade quadrimestral, reunindo os servidores, geralmente, na sala de reuniões da Reitoria do IFRR.

Atualmente, por conta do distanciamento social, será realizado pela primeira vez virtualmente, por meio da plataforma Google Meet. Para obter outras informações, o interessado pode encaminhar suas dúvidas e sugestões à equipe da CQVSS, por meio de chamado no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), ao qual têm acesso servidores e estudantes da instituição, preenchendo as informações na seção da DGP, ou ainda pelo e-mail cqvss.dgp@ifrr.edu.br

Sofia Lampert
Layout: Baronso Lucena