ESCOLHA DE DIRIGENTES – Aberto prazo para inscrição de candidatos a reitor e diretor-geral de campus do IFRR

por Laura publicado 25/07/2020 17h44, última modificação 25/07/2020 17h44
As inscrições ocorrem até 28 de julho, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

O prazo para inscrição dos servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) interessados em concorrer como candidatos a reitor ou a diretor-geral de campus da instituição está aberto até dia 28 de julho. As inscrições ocorrem pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), conforme o Edital 09/2020/Consup.

Além do reitor do IFRR, serão escolhidos os diretores-gerais dos Campi Amajari (CAM), Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Novo Paraíso (CNP). O mandato é para o quadriênio 2020-2024. Somente o Campus Avançado Bonfim não terá a escolha do diretor-geral, considerando a inexistência desse cargo na estrutura organizacional da unidade.

Podem se candidatar os servidores do quadro de pessoal ativo permanente que cumpram os requisitos específicos de cada cargo, conforme consta no Edital 09/2020. Entre os requisitos  estão  ser técnico de nível superior ou docente e ter o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.

Para o cargo de reitor, exige-se ser docente com o título de doutor ou estar posicionado nas “Classes DIV ou Titular da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado e Titular da Carreira do Magistério Superior, conforme a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012”, diz o edital.

Já para concorrer como diretor-geral, os candidatos precisam se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: preencher os requisitos exigidos para a candidatura de reitor do IFRR; ter o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão, incluindo as funções de apoio à gestão criadas institucionalmente; ou ter concluído com aproveitamento curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

Membro da Comissão Eleitoral Central, a professora Roselis Bastos disse que os candidatos precisam estar atentos à documentação exigida para a inscrição. Ela reforçou que, no caso das candidaturas para reitor, o requerimento deve ser enviado à Comissão Eleitoral Central e, no das candidaturas a diretor-geral, para a comissão eleitoral do campus no qual o candidato vai concorrer. A formação das comissões está contida na Portaria 11  do Consup, de 8 de julho de 2020.

O diferencial desse processo de consulta, segundo Roselis, é que todo ele vai ocorrer de forma remota, conforme a Resolução 500/2020/Consup, com o uso das tecnologias da informação, segundo  estabelecido pela Resolução 514/2020/Consup. O processo de consulta ocorrerá em turno único de votação, com duração de dois dias, conforme o art. 5º da resolução.

Pelo cronograma, todo o processo de consulta deve ser concluído e apresentado ao Conselho Superior (Consup) para homologação e remessa do processo eletivo ao Ministério da Educação (MEC) até o dia 4 de setembro.

O edital 9/2020 está disponível no seguinte endereço: https://www.ifrr.edu.br/acessoainformacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/conselho-superior/editais/2020/processo-de-escolha-de-reitor-e-de-diretores-gerais-do-ifrr-quadrienio-2020-2024/reitor

Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes