CONSCIÊNCIA NEGRA – Campus Boa Vista Zona Oeste promove roda de conversa com estudantes
Nesta sexta-feira, 25, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza uma roda de conversa alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Ela começa às 20 horas, e o objetivo é discutir o racismo com os estudantes da unidade.
Com o tema "Negritude em debate", o evento contará com a presença da professora doutora Verônica Prudente, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que abordará aspectos da literatura africana, e do professor Manoel Lobo, da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), que falará sobre a Lei de Cotas para Negros, Pardos e Indígenas.
A roda de conversa, organizada pelo professor Marcos Antônio de Oliveira, do IFRR, é uma ação do Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada Docente (Pipad) da instituição que aborda questões sobre racismo relacionadas, principalmente, aos povos indígenas. Para o docente, o tema é fundamental em um estado multiétnico como Roraima. “É preciso respeitar a diversidade, e a escola e a universidade são espaços onde, na prática, podemos aprender muito sobre isso”, disse.
Além da roda de conversa, o evento terá a presença da banda Kruviana (vinculada ao Programa de Extensão Insikiran Anna Eserenka, do Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima. O Campus Boa Vista Zona Oeste fica na Rua Professor Nonato Chacon, n.º 1976, no Bairro Laura Moreira (Antigo Conjunto Cidadão).