Rede Federal realiza reunião do Conif em Roraima
Durante três dias, as maiores autoridades dos Institutos Federais (IFs) do Brasil estiveram em Boa Vista (RR) para discutir os rumos da educação profissional e tecnológica. A 53ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu 28 autoridades, entre reitores e representantes dos IFs, em evento organizado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Na manhã da terça-feira (9), houve a abertura do evento no auditório do Aipana Plaza Hotel, com exibição de vídeo institucional do IFRR, apresentação do Coral Canta IFRR e lançamento do livro Proeja: um sonho possível, de autoria dos professores Dr. José Gomes da Silva e Ma. Leila Márcia Ghedin. Além disso, o pleno do Conif prestou homenagem ao pós-doutor Gilson Garófalo pelo importante trabalho prestado à instituição.
Os reitores visitaram, na tarde de quarta-feira (10), o Câmpus Boa Vista Centro, local em que as autoridades conheceram o projeto Doutores da Informática e acompanharam a apresentação de robôs criados por estudantes. Além disso, conheceram as instalações gerais do câmpus e degustaram um coquetel preparado pelas alunas do programa Pronatec/Mulheres Mil.
Em relação à pauta da reunião, os reitores se debruçaram sobre a organização do X Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e avaliaram a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A discussão contemplou também os valores dos limites orçamentários para a Rede Federal, o Congresso Mundial da Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) 2016, os cargos e atribuições de técnicos administrativos em educação e as Escolas de Fronteiras.
O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Belchior de Oliveira Rocha, fez um balanço do evento. “A reunião foi excelente, com a presença maciça dos reitores e o cumprimento da pauta. Tivemos oportunidade de conhecer um pouco o IFRR e parabenizamos todos os servidores, principalmente os alunos, pelo trabalho que é feito aqui”, comentou Rocha.
Para o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, a primeira reunião do Conif em Roraima foi de grande satisfação. “Ficamos surpresos com o número de participantes. Estamos muito felizes por receber a Rede Federal e poder mostrar o contexto regional aos visitantes, e discutir os entraves para fazer educação profissional na Amazônia. Além disso, tivemos uma pauta importante, com destaque para a situação financeira e orçamentária dos Institutos Federais”, frisou o reitor.