Projeto do CBVZO promove educação financeira por meio de mídia social
Conceitos e princípios de educação financeira estão sendo divulgados por meio de mídia social e app de mensagem, visando atingir jovens e adolescentes de maneira simples e didática
Com o objetivo de promover educação financeira entre adolescentes de escolas públicas de Boa Vista, sobretudo da zona oeste, onde funciona o CBVZO, o projeto “Primeiros passos na educação financeira para o ensino médio” começou a ser desenvolvido por meio de uma das principais mídias sociais mais acessadas no Brasil, o Instagram. Para acompanhar, basta acessar e seguir o perfil @spoilerfinanceiro. Além disso, o app de mensagens WhatsApp será usado para a disseminação das informações sobre a temática.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Mariana Souza, as ações foram pensadas com a intenção de apresentar, de forma simples e didática, conceitos e princípios de educação financeira para adolescentes e jovens das escolas públicas de Boa Vista, em especial da zona oeste, visando capacitá-los para lidar de forma saudável e assertiva com o dinheiro.
Para ela, o estudo de como lidar com o dinheiro deveria ocorrer ao longo da vida escolar, o que faria com que o estudante amadurecesse o conhecimento para lidar com as finanças tendo iniciado ou estando prestes a iniciar sua vida no mundo do trabalho.
“O brasileiro não possui bons hábitos de administração financeira, e isso acontece por conta de ausência de informações e de educação voltada a essa área. Isso porque a inserção desse tema na estrutura curricular do ensino fundamental e/ou médio não é comum nas escolas brasileiras. Mas entendemos que, para a manutenção da saúde financeira, é necessário conhecer estratégias do uso do dinheiro e de linhas de crédito para não ‘cair nas armadilhas’ de instituições financeiras, lojas ou da nossa própria mente. Por isso a necessidade do desenvolvimento de um projeto como esse”, explicou.
Assim, para atingir o público-alvo de maneira mais rápida e eficiente, o projeto está sendo desenvolvido por meio de produção e divulgação de cards e vídeos curtos no perfil de Instagram criado especificamente para essas ações, o @spoilerfinanceiro, e em grupos de WhatsApp, onde estão inseridos os alunos do ensino médio do CBVZO e de outras escolas públicas da Capital. Além dessas publicações, uma oficina abordando essa temática será ministrada de forma não presencial, com data ainda a ser divulgada.
“Após o desenvolvimento de todas essas ações, esperamos que o público para o qual o projeto foi elaborado reconheça a importância do tema, internalize os conceitos financeiros e passe a implantá-los na prática, ocasionando a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, que poderão passar a contar com saúde financeira no cotidiano”, disse a coordenadora do projeto, professora Mariana Souza.