Competências socioemocionais é tema de curso livre de extensão

por Virginia publicado 06/02/2020 21h28, última modificação 06/02/2020 21h28
O objetivo do curso é promover o desenvolvimento de atitudes proativas para que os cursistas possam gerar resultados significativos no ambiente de trabalho.

“O desenvolvimento profissional: competências socioemocionais essenciais no contexto de trabalho” é o tema do curso livre de extensão ofertado pelo Campus Boa Vista (CBV) a trabalhadores da comunidade em geral.

Com carga horária de 20 horas, a capacitação ocorre até esta sexta-feira, 7, das 18h30 às 20h30, na Universidade Virtual de Roraima (Univirr) da Av. São Sebastião, 521, Tancredo neves.

O objetivo do curso é promover o desenvolvimento de atitudes proativas para que os cursistas possam gerar resultados significativos no ambiente de trabalho.

De acordo com a psicóloga e professora do curso, Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo, ações como essa, que visam desenvolver competências socioemocionais no contexto de trabalho, são de suma importância para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e o sucesso organizacional. “Sabemos que discutir temáticas como marketing pessoal, inteligência emocional no trabalho, relacionamento interpessoal, autoeficácia, motivação e engajamento no trabalho, entre outros temas, imprime nos trabalhadores a necessidade de refletir sobre suas habilidades e atitudes, seus valores e sua personalidade, que sobressaem na forma como desenvolvem seu trabalho e se relacionam com seus pares e líderes, e ainda seus interesses e motivações para o trabalho. O que visamos são mudanças de comportamento, um desenvolvimento profissional adequado e melhoria da capacidade de adaptabilidade aos diversos aspectos organizacionais, o que irá refletir no nível de empregabilidade atual e futuro”, explicou Alexandra.

Para a coordenadora de Projetos de Extensão, professora Luciane Wottrich, o CBV/IFRR tem o intuito de realizar ações extensão em parceria com outras instituições, a fim de ampliar a formação profissional da comunidade externa, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando ferramentas, habilidades e competências para se tornarem mais competitivas no mercado de trabalho.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
6/2/20