Coordenação realiza ações de acompanhamento dos projetos de pesquisa

por Virginia publicado 29/08/2017 20h40, última modificação 29/08/2017 21h32
Coordenação realiza ações de acompanhamento dos projetos de pesquisa

Coordenação de Pesquisa realiza acompanhamento de estudantes pesquisadores.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) vem realizando o acompanhamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRR (Pibict-IFRR), bem como dos estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa sem o recebimento de bolsas.

As atividades de acompanhamento visam prestar o apoio necessário com vistas à obtenção de aproveitamento satisfatório durante a execução dos projetos.

Já foram realizadas várias atividades: reunião com bolsistas e orientadores, em março de 2017; acompanhamento individual do andamento dos projetos de pesquisa, durante o mês de junho de 2017; e reunião de apresentação dos projetos de pesquisa em andamento, em agosto de 2017.

Até o fim do ano letivo, ainda estão previstas oficinas de metodologia do trabalho científico, de produção de artigo científico e sobre orientação de pesquisa no Portal de Periódicos da Capes.

Conforme a professora Saula Leite, coordenadora de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp), esse  trabalho de acompanhamento do Pibict tem o objetivo de registrar o encaminhamento da pesquisa e orientar os jovens pesquisadores sobre as possíveis dificuldades durante o desenvolvimento da pesquisa. “Estamos muito felizes com os resultados parciais dos projetos e acreditamos nos ótimos resultados que alcançaremos até o fim de novembro, pois poderão gerar bons artigos científicos”, disse a coordenadora, acrescentando que, além do acompanhamento individual, foi realizado um encontro para compartilhamento das pesquisas entre os bolsistas, que fizeram uma breve explanação de seus projetos. Essa ação teve como propósito tornar as pesquisas conhecidas, possibilitando uma futura integração entre elas.

Oficina sobre “Capacitação em base de dados”, ministrada pela bibliotecária Maria de Fátima Freire de Araújo.

Capacitação – No dia 24 de agosto, no laboratório do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life),  foi realizada a oficina Capacitação em Base de Dados, ministrada pela bibliotecária Maria de Fátima Freire de Araújo. “Nosso objetivo foi subsidiar os bolsistas do Pibict com mais um recurso para o desenvolvimento das pesquisas, utilizando os periódicos da Capes”, esclareceu Saula.

A acadêmica pesquisadora Fernanda Silva e Silva, do 8.º módulo do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, relatou que as ações de acompanhamento são muito produtivas. “Me sinto acolhida, pois posso apresentar o que já estou produzindo e até pedir esclarecimentos, na reunião de apresentação dos projetos, acerca de alguma dúvida que tenho. Tudo é muito dinâmico, pois cada aluno pode expor sua pesquisa e conhecer o estudo dos demais colegas”, finalizou.

29/8/2017