Equipe do Campus Boa Vista tem trabalho aprovado para congresso na área do ensino de ciências

por Virginia publicado 03/05/2017 21h01, última modificação 03/05/2017 21h01
A acadêmica do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Yasodara Almeida de Oliveira e a egressa do mesmo curso Andresa de Jesus Gomes de Paula, orientadas pela professora Rosa Maria Cordovil Benezar, da disciplina de Botânica, irão apresentar o trabalho “Semente: conhecer para valorizar – Aplicação de minicurso com alunos do 7.º ano da Escola Estadual Carlos Drumond Andrade em Boa Vista-RR” no 2.º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (Conapesc).

O evento, que tem como tema Formação para o Ensino e a Pesquisa em Ciências: Saberes Multidisciplinares, será realizado de 7 a 9 de junho, em Campina Grande (PB).

O trabalho consiste na apresentação do relato de experiência do minicurso sobre sementes executado aos alunos do 7.º ano da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, localizada no Bairro Pricumã, zona oeste de Boa Vista, destacando o resgate e a valorização. “Procurou-se contextualizar conceitos básicos de Botânica e Educação Ambiental em um trabalho de caráter exploratório que envolveu a aplicação de questionário e avaliações para verificar a compreensão dos estudantes. Depois da ministração teórica, solicitou-se dos alunos a coleta de sementes, principalmente do cotidiano, bem como da flora local. Terminada a atividade, eles foram instruídos a coletar materiais reutilizáveis para a confecção dos mostruários de sementes”, detalhou a professora Rosa Maria.

No estudo, outras etapas foram consideradas, tais como distribuição de material didático, aplicação de questionário inicial, apresentação dos conteúdos, dinâmicas de grupo em torno do assunto ministrado, confecção dos mostruários de sementes e aplicação de questionário final.

“Com o minicurso, os discentes puderam perceber a importância dos cuidados com a flora e o meio ambiente, bem como o papel social que desempenham como cidadãos responsáveis e participativos do meio ambiente de que fazem parte. Para as acadêmicas, foi mais uma oportunidade de desenvolverem habilidades no que se refere ao domínio, à clareza, bem como à acessibilidade para o bom desenvolvimento da futura profissão”, completou a professora.

3/5/2017