FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – Campus Boa Vista certifica 23 indígenas da região Raposa-Serra do Sol

por Virginia publicado 24/05/2017 20h53, última modificação 24/05/2017 20h53
No dia 4 de junho, na Comunidade Maturuca, Município do Uiramutã, será realizada a solenidade de formatura de 23 indígenas concluintes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão”.

O curso surgiu da parceria entre o Campus Boa Vista (CBV), o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e o Instituto Socioambiental (ISA) com o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre os princípios e as técnicas para o desenvolvimento de atividades do eletricista instalador predial de baixa tensão para atuação no mundo do trabalho.

No período de 29 de maio a 2 de junho, será ministrada pelos professores Antonio Hernandes e Paulo Soares a última disciplina do curso, Eletrotécnica Aplicada.

Treze comunidades da Raposa-Serra do Sol foram beneficiadas: Pedra Branca, Pedra Preta, Flexalzinho, Maturuca, Tamandaré, Sol Nascente, Surumu, São Mateus, Morro, Triunfo, Willimon, São Miguel e Jatapu, esta última localizada no sul do estado.

O professor Weliton Ferreira de Lima, coordenador dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), da Diretoria de Extensão do CBV, diz que o curso é importante, pois melhora a qualidade dos serviços prestados, sistematiza e resolve os problemas locais, mantendo as pessoas em suas comunidades e diminuindo a migração para a zona urbana. “Este curso visa à inserção de jovens e adultos na vivência da cidadania plena, buscando selecionar atores com potencial para atuar como profissionais qualificados e como sujeitos de direitos e deveres compartilhados pelas comunidades indígenas. Faz-se necessário destacar que o curso foi uma demanda identificada pelo ISA e pelo CIR quando, numa das comunidades indígenas, ocorreu um acidente fatal por falta de conhecimentos específicos, desencadeando a necessidade de qualificar atores dessa e de outras comunidades para que, no futuro, isso não se repita”, esclareceu Lima.

O curso – Desenvolvido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso teve duração total de 300 horas, distribuídas em quatro disciplinas: Matemática e Suas Aplicações Tecnológicas (60 horas), Eletricidade Básica e Eletrônica Analógica (60 horas), Segurança e Saúde no Trabalho (20 horas) e Eletrotécnica Aplicada (160 horas).

No fim do curso, o aluno está apto a realizar instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

EXTENSÃO – As atividades de extensão têm como objetivo apoiar o desenvolvimento social, podendo ocorrer na forma de serviços, programas culturais, consultorias, cursos, treinamentos, assessorias, transferência de tecnologias, auditorias e ações similares, visando à integração da instituição com segmentos sociais. “Como ação da extensão, o curso se constitui num processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar uma relação transformadora entre o CBV e a sociedade”, complementou o coordenador.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

Data: 4/6/2017 (domingo)

Culto Ecumênico

Local: Igreja Sagrado Coração de Jesus – Maturuca