JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS - Alunos do Amajari e de Novo Paraíso vão representar IFRR na etapa nacional

por Virginia publicado 01/09/2016 11h45, última modificação 02/09/2016 13h45
Dez alunos-atletas do futsal, sendo sete do Campus Amajari e três do Campus Novo Paraíso, vão representar o Instituto Federal de Roraima nessa modalidade na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que será realizada em Brasília, de 4 a 9 de outubro.

Dez alunos-atletas do futsal, sendo sete do Campus Amajari (CAM) e  três do Campus Novo Paraíso (CNP), vão representar o Instituto Federal de Roraima nessa modalidade na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que será realizada em Brasília, de 4 a 9 de outubro.

Pela primeira vez, Roraima terá representantes do futsal na etapa nacional. Os atletas roraimenses  se sagraram campeões na etapa Norte dos JIFs, em  disputa ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 31, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, depois de vencer por 8 x 3 o time de Rondônia.

Para o treinador da equipe, Mateus Senna, chegar à final foi um objetivo traçado desde o momento em que perderam na fase classificatória, no ano passado, por ter um time relativamente novo, com faixa etária média de 16 anos, e por não ter um banco de reservas à altura dos titulares.

Na etapa atual, o Campus Amajari, que venceu os jogos internos do IFRR, ganhou três reforços de alunos do Campus Novo Paraíso, que foram os segundos colocados na competição interna.  Essa adesão, diz Sena, fortaleceu muito a equipe, tornando-a mais competitiva e com chances de vencer uma final.

Quanto às dificuldades enfrentadas na preparação, o técnico citou o baixo volume de treinamento semanal devido ao aumento da demanda pelo ginásio do campus e à falta de combustível para a realização de treinos com os reforços e de amistosos. “Mas conseguimos superar tudo isso e hoje estamos comemorando o resultado”, afirmou.

Jardson Trajano Conceição, 18, do CAM, que integra a equipe há dois anos, disse que os atletas vinham trabalhando com objetivo de ser campeões. Ele falou da diferença do ano passado para este. “O time veio mais competitivo e com mais garra para ser campeão. Agora é trabalhar mais ainda para a etapa nacional”, comemorou.

Veterano nos JIFs, mas disputando pela primeira vez pelo futsal, Gustavo Alves da Fonseca Galvão, 16, do CNP, enfrentou desafios para alcançar a medalha de ouro. O primeiro foi tratar de uma lesão no joelho; o segundo, adequar-se ao estilo de jogar da equipe; e o terceiro, atuar numa posição em que não esperava (a de pivô). “Só eu sei o quanto me esforcei para chegar até aqui (referindo-se à lesão), mas deu tudo certo. Rumo à nacional”, vibrou o aluno.

PRAIA - Quem também conseguiu o título de campeã hoje, dia 31, foi a dupla de vôlei de praia, formada por Ana Karol e Rayane Alberti, que venceu a dupla de Rondônia por 2 x 0 e, dessa forma, também garantiu vaga para a etapa nacional.

O técnico Marcello Soares lembrou que serão apenas quatro semanas de treinamento. “Faremos, nesse período, a última etapa da nossa periodização, iniciada em novembro de 2015, treinos semanais, aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos do vôlei de praia e realização de amistosos com duplas adultas de Boa Vista. Acredito que esse seja o caminho”, avaliou.

O chefe da delegação do IFRR, Paulo Reinbold, comemorou o bom desempenho das equipes da instituição, que, neste ano, terá, na etapa nacional, representantes do judô, do basquete feminino, do futsal masculino, do tênis de mesa e da natação. Com apenas cinco atletas classificados em 2015,  neste ano Roraima vai levar 34. “Credito esse salto à dedicação dos professores, pois todos intensificaram os treinos, e também à inclusão de mais modalidades. Todos estão de parabéns”, finalizou.

Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari