JOGOS INTERCAMPI 2017 - IFRR promove integração de estudantes por meio do esporte

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 01/04/2017 02h15, última modificação 01/04/2017 20h01
Além da determinação e sentimento de competitividade saudável, os Jogos Intercampi do IFRR, visa promover a integração dos alunos dos diversos campi da instituição

E foi dada a largada! Os Jogos Intercampi do IFRR (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima) foram abertos na noite desta sexta-feira, dia 31, no ginásio poliesportivo do CBV (Campus Boa Vista), que sedia essa primeira etapa do evento, que será realizado durante todo esse fim de semana, dia 1 e 2 de abril.

Na primeira noite dos Jogos, a modalidade que deu início as competições foi a de futsal, com os times do Campus Amajari e do Campus de Novo Paraíso, tendo como primeiro vencedor do evento a equipe do Norte do estado, por 4x1. Mas durante toda essa fase realizada na Capital, ainda serão promovidas competições nas as modalidades de vôlei de areia, futebol, natação, tênis de mesa e atletismo.

O diretor de Extensão do campus que está sediando a primeira fase desta edição dos Intercampi, o CBV, professor Ananias Noronha, destacou durante a solenidade que a expectativa da instituição com a realização de um evento como este é que mais que competidores esportivos, os estudantes do IFRR levem experiências importantes para a vida toda. “Esperamos que os desafios enfrentados neste momento, nas quadras, na água, campos e pistas, se revertam em aprendizagem para vida de todos”, enfatizou.

O pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Reis, disse que os Jogos Intercampi são realizados com uma proposta importante além de promover a prática de esportes, e consequentemente, atividades que visam a saúde e competitividade dos estudantes da instituição, trata-se de oportunizar ainda a socialização de ideias e a troca de experiências entre os alunos dos diversos campi do IFRR.

“O convívio e a troca de experiências entre esses alunos são tão importante para a formação deles quanto a prática de esportes. Esperamos que todos aproveitem esse momento importante, que preparamos com toda dedicação, visando os melhores resultados dos nossos estudantes”, declarou.

Para o presidente do Grêmio Estudantil do CBV, Elias Santos, um dos anfitriões da etapa de abertura, eventos como esse são essenciais para estimular o bom desempenho dos estudantes dentro e fora de sala de aula.

“É importante que a instituição realize ações como essa pois a educação não é promovida apenas dentro de sala de aula, o aluno precisa ser inserido e estimulado para ações como de lazer, cultura e esporte, pois isso garante o melhor desempenho dele, que estará sendo incentivado com isso a fazer o que gosta”, observou ao destacar ainda a importante oportunidade de conhecer jovens da mesma idade de locais diferentes do estado, o que promove um fundamental intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Antes do início da primeira competição, os alunos do curso FIC (Formação Inicial Continuada) de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, promovido pelo IFRR em Boa Vista, vindos de mais de 14 comunidades, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, abrilhantaram a solenidade de abertura com uma especial apresentação cultural, de cantos e danças típicas.

CRONOGRAMA DE COMPETIÇÕES – Neste sábado, dia 1, estão programadas para acontecerem as competições nas modalidades de Atletismo, na pista da Vila Olímpica Roberto Marinho, no horário das 7h às 12 horas; Futsal (9h30 às 12 horas/ 15h às 18 horas), Natação (16h às 18 horas), Tênis de Mesa (8h às 12 horas e de 14h às 18) e Vôlei de Areia (8h às 11 horas e das 15h30 às 18 horas), nas instalações do CBV. No domingo, dia 2, serão realizadas ainda partidas de vôlei de areia, no horário das 8h às 11 horas, também no CBV.

PRÓXIMAS ETAPAS – O próximo campus a receber os Jogos Intercampi será o do Amajari, com a realização das competições de Handebol e Judô. O evento está programado para ser realizado de 28 a 30 de abril. Depois será a vez do CNP (Campus Novo Paraíso) ciceronear dos atletas do Intercampi, com a realização das disputas nas modalidades de Vôlei de Quadra e Xadrez. A programação está marcada para acontecer de 12 a 14 de maio.

Sheneville Araújo
Comunicação Jogos Intercampi/IFRR