Organizadores fazem avaliação positiva dos Jogos Internos do IFRR

por Virginia publicado 16/05/2016 21h55, última modificação 16/05/2016 22h02
Na última sexta-feira, dia 13, foram realizadas as últimas disputas dos Jogos Internos do IFRR, com a conclusão da terceira etapa (etapa CBVC). No período da manhã, ocorreram os jogos finais de vôlei de areia e futebol, no Campus Boa Vista Centro (CBVC), e, no período da tarde, as provas de atletismo, na Vila Olímpica Roberto Marinho.
Organizadores fazem avaliação positiva dos Jogos Internos do IFRR

No período da tarde, as provas de atletismo, na Vila Olímpica Roberto Marinho.

Visão dos organizadores – Conforme os organizadores, a competição atingiu seus objetivos ao promover a integração dos alunos e o desenvolvimento do espírito de equipe, bem como serviu de experiência e preparação para a etapa norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Para o professor Marcello Soares, de maneira geral, o planejamento da equipe organizadora foi executado de modo satisfatório. “Realizamos dez modalidades, com a participação de atletas de pelo menos três campi. Na primeira etapa, foram 90 atletas, nas modalidades de tênis de mesa, xadrez e voleibol. Na segunda etapa, 100 atletas, nas modalidades de futsal e judô, e, na terceira etapa, 200 atletas, nas modalidades de natação, futebol, handebol, vôlei de praia e atletismo. No atletismo. o destaque foi para o Campus Novo Paraíso, já que esse é o foco daquela unidade. No voleibol, no handebol, na natação, no judô, no futsal feminino e no tênis de mesa masculino, o destaque foi para o Campus Boa Vista Centro, que, mesmo sem tradição na última modalidade, conquistou dois primeiros lugares, dois segundos lugares e dois terceiros lugares. No futebol, o destaque foi para o Campus Amajari”, explicou o professor.

Equipe de atletismo do CBVC.

Soares destacou ainda os fatores de relevância social ligados aos jogos. “Com relação à integração, foram superadas as expectativas, principalmente para os alunos que foram aos campi do interior pela primeira vez e tiveram a oportunidade de se hospedar nas respectivas unidades. Percebemos que houve um avanço na postura dos atletas, pois hoje se comportam de forma mais consciente em uma competição, comemorando não só os resultados positivos, mas também aceitando os negativos”, disse.

Classificação para os JIFs Ainda de acordo com o professor, os jogos não são classificatórios para a etapa norte dos JIFs, mas servirão de referência para a formação das equipes que representarão o IFRR na competição regional, o que também vai depender da alocação de recursos financeiros suficientes. As equipes serão avaliadas por índice técnico e, somente após essa avaliação, se decidirá quais irão para a competição. A previsão é que essa avaliação ocorra no mês de julho.

João Vitor Brandão disputou as modalidades de atletismo e voleibol.

Visão dos atletas – João Vítor Brandão Lacerda, aluno do 2.º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, ficou com o quarto lugar na prova de arremesso de peso. Apesar do resultado, ele avalia como positiva sua participação na modalidade. “Passei a praticar o arremesso de peso por incentivo do professor Marcello, pois ele acredita no meu potencial, e creio que, com mais dedicação aos treinos, poderei obter melhores resultados”, ressaltou o estudante, que também é atleta de voleibol e sagrou-se campeão na modalidade. “Acho de suma importância o incentivo à prática do esporte em uma instituição de ensino devido à integração dos atletas, no entanto muitas equipes correm o risco de não participar dos JIFs por falta de recursos, e, sobre isso, penso que a instituição deveria, ao menos, garantir esses recursos como forma de incentivo”, completou.

Patrícia Kethelen Rodrigues disputou as modalidades de atletismo e handebol.

Assim como João, Patrícia Kethelen Rodrigues de Melo, aluna do 2.º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, disputou a modalidade de atletismo pela primeira vez e avalia que os jogos internos são, sobretudo, motivadores por diversos aspectos. “Acredito que os jogos nos incentivam não só a praticar esportes, mas também nos motivam a ter uma melhor qualidade de vida, pois sentimos vontade de estar com os colegas, de treinar e até de estudar juntos. É uma experiência para a vida”, disse a discente, que conquistou o primeiro lugar na prova de 1.500 metros rasos e sagrou-se campeã com a equipe de handebol.

Fotos: Marcos Sá

CCS/Campus Boa Vista Centro