Pais avaliam como produtivo o primeiro dia do projeto Família na Escola

por Virginia publicado 15/05/2017 21h55, última modificação 16/05/2017 18h08

A primeira edição do dia da “Família na Escola”, realizada na manhã do último sábado, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), contou com a participação de pais, familiares e alunos, que, juntos, compartilharam um delicioso lanche e, principalmente, os aprendizados da palestra ministrada pelo psicólogo Wagner Costa.

O momento foi de integração e discussão de um tema relevante relacionado aos desafios de educar os jovens nos dias atuais, quando os pais, ao sugerirem hábitos de vida saudáveis, por exemplo,  leitura, dedicação aos estudos, cumprimento das normas sociais e da rotina de casa, têm de competir com as novas tecnologias, que dominam as relações sociais e ocupam boa parte do tempo dos adolescentes e dos jovens. Nesse sentido, a proposta do grupo gestor do CBV foi  contribuir para vencer esses desafios e propor o estabelecimento de um diálogo franco com os filhos e o estreitamento dos laços afetivos para que os problemas que os afetam na adolescência e no início da juventude sejam, ao menos, amenizados.

Maria Antonia Moraes Santana, mãe da aluna Mariana Santana Cardozo, do 3.º do curso Técnico em Informática, considerou a ação  relevante, pois os pais são os principais interessados na educação dos filhos. “Às vezes, estamos tão ocupados com os afazeres  e com a correria do dia a dia que nos esquecemos de abraçar, de beijar e de demonstrar para nossos meninos e meninas o quanto eles são importantes. A palestra do Wagner Costa foi ótima, pois o tema abordado diz respeito principalmente ao nosso papel, à nossa missão e ao nosso desafio diário. Sobre o relato da professora Adeline, apresentado no final da palestra, consegui me enxergar naquela história, pois quantas vezes dizemos algo para nossos filhos de forma tão ríspida e não percebemos que os magoamos. Então, esses momentos são importantes para refletirmos a respeito. Daí a relevância de a escola nos fazer esse alerta”, relatou a mãe.

Assim como Maria Antonia, o senhor Alessandro Agostinho de Castro, pai da aluna Luana Pereira Castro, do curso Técnico em Edificações, que veio acompanhado da filha e da esposa, a senhora Maria Iracelda de Freitas Pereira de Castro, frisou que o tema abordado é importante, pois ajuda no relacionamento entre pai e filho. “Sou um pai presente, sempre ajudo minha filha nas atividades da escola e nos demais projetos. Procuro me inteirar de tudo o que ela está fazendo, mas existem pais ausentes. Então, essas reuniões são importantes para alertá-los”, disse, ressaltando a preocupação da instituição em contribuir com as famílias na educação de seus filhos. “O Instituto Federal de Roraima é uma das melhores escolas públicas do estado, que sempre abre espaço para a participação ativa dos pais nas ações institucionais, um diferencial que as famílias devem aproveitar”, completou.

Família na Escola – A principal finalidade do evento foi passar à comunidade e aos pais a necessidade de luta conjunta, de apoio mútuo, de união, para vencerem as barreiras e trazerem benefícios aos alunos. Compete à escola mostrar aos pais a importância do saber nos dias de hoje, uma vez que a colocação no mercado de trabalho está diretamente relacionada aos anos de escolaridade e à competência profissional.

Na era do conhecimento, não basta ao aluno frequentar a escola. Ele precisa se dedicar, estudar, aprender, e, nesse particular, os pais podem ajudar. Uma forma de colaborarem para a evolução escolar de seus filhos é participar desses momentos de debates e trocas de experiências sobre temas relevantes.

15/5/2017