Projeto Arte e Docência apresenta produções artísticas de professores do IFRR

por Virginia publicado 17/04/2018 21h15, última modificação 24/04/2018 18h11
Exposição de pinturas, capoeira e música fazem parte da programação

Quem disse que professor não é artista? É artista, primeiramente, porque domina a complexa arte de ensinar, a arte de motivar alunos e despertar o gosto pelo conhecimento. É artista porque exerce com mestria, diariamente, a missão de transmitir, de modo inovador e criativo, algo que, muitas vezes, nem é tão novo assim para jovens “antenados” e ávidos por informação, favorecendo o ato de aprender.

E são justamente esses professores-artistas, que o Instituto Federal de Roraima (IFRR) tem em seu corpo docente, que promovem a participação dos alunos em atividades dinâmicas e criativas, constituídas de verdadeiras imersões culturais, ricas em experiências que proporcionam a descoberta de talentos daqueles que já têm o dom artístico. Um pouco desses talentos poderá ser conhecido pela comunidade por meio do projeto Arte e Docência, que será realizado até o dia 21 de abril, no Pátio Roraima Shopping.

Arte e Docência – O projeto é composto pela exposição de pinturas em tela dos professores de Artes Visuais Leandro Brito Mattos, do Campus Boa Vista (CBV), e Valério Ramalho, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), no pátio das artes, próximo à praça de alimentação; pela apresentação de capoeira coordenada pelo professor Fredson Costa e por alunos do Campus Amajari (CAM), que será realizada no dia 19, das 17h às 20h, no pátio cultural, próximo das Lojas Americanas; e pela apresentação musical de alunos e servidores do CAM, coordenada pelo professor Lucas Correia,  no dia 20, das 17h às 20h, também no pátio cultural do shopping.

Brito é o idealizador do projeto e diz que pretende dar continuidade com a exposição do trabalho de outros artistas.

O professor Leandro Brito diz que já é tradição as universidades realizarem exposições dos trabalhos artísticos dos professores de Artes Visuais. “A Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, está realizando uma dessas exposições no Centro Cultural da Light,  e o IFRR ainda não havia realizado um evento desse porte em um local de grande circulação de pessoas. Ao perceber a qualidade da produção artística dos docentes é que tivemos a ideia de implementar esse projeto. Nesse sentido, pretendemos continuar realizando, periodicamente, em intervalo ainda não estabelecido, essas exposições. Eventos como esse oferecem mais uma opção de cultura ao público e o aproxima da instituição”, disse o professor.

Brito acrescenta que os professores de Artes normalmente não expõem seus trabalhos para os alunos em sala de aula e que geralmente apresentam a estes trabalhos de artistas já consagrados na história da arte. Ele esclarece que esse contato dos alunos com a produção artística dos seus professores fora do ambiente escolar fortalece e estreita a relação entre os docentes, os estudantes e a comunidade como um todo.

Professores-artistas– Vários professores do IFRR têm se destacado na área artística nos últimos anos, desde os mais antigos, que inclusive já se aposentaram, mas contribuíram de forma significativa para a produção cultural em Roraima. São exemplos disso o professor e maestro Obedes, com as bandas musicais, desde a época da Escola Técnica Federal, e os professores Jeane Vaptiste Popovitz, na área do canto, com o coral Pássaros Cantantes; Raimundo Nonato Chacon, na área do teatro, que faleceu em 2017, deixando um legado de muito sucesso não só para o IFRR, mas também para o Estado de Roraima; e Roseli Anater, que muito ensinou sobre a arte da pintura.

A história recente da instituição também está repleta de professores-artistas de muito talento, entre eles  escritores como Tarsis Magalhães, professor de Língua Portuguesa do CBVZO, que faz sucesso com seus contos, histórias de terror e de ficção científica, com lançamentos em plataformas digitais. A professora Aline Ferreira, de Língua Portuguesa do CBV, também já publicou o segundo volume do livro Olhares Poéticos, elaborado a partir das produções literárias de alguns de seus alunos. Já o servidor Ricardo Dantas, da área agrícola, do CAM, tem percorrido diversas escolas e instituições divulgando seu livro Meia Pata,  romance que tem como cenário a Floresta Amazônica e que é cheio de aventuras e histórias de caçador com toques de comédia.

Orlando Silva Junior, além de músico é bailarino e professor de dança.

Além da literatura, o IFRR se destaca nas áreas de música e dança. O servidor técnico em audiovisual do CBV Orlando da Silva Junior é músico profissional, bailarino e também professor de dança. Outro professor que também faz sucesso no universo da dança em Roraima é Orlando Marinho, que também é bailarino profissional. Ambos desenvolvem projetos de extensão voltados a ensinar jovens das comunidades interna e externa a aprender a tocar instrumentos musicais e  a dançar vários estilos de dança. Outra professora que se destaca nos dias atuais é Jerusa Soares, também da área de artes, conhecida pelo trabalho com a música e com o treinamento do coral do campus.

O professor Vinícius Tocantins, da área de informática do CBV, é músico profissional e já lançou pelo menos quatro EPs – mini-CDs de até seis faixas –, dos quais três estão disponíveis em plataformas digitais. “Devo parte desse resultado aos projetos de arte e música de que participei no antigo Cefet, no período do ensino médio, que me ajudaram muito a aprender sobre musicalização e, nesse percurso, destaco o apoio dos professores Obedes e Chacon”, relembrou Tocantins. 

Esses são apenas alguns dos exemplos de professores “com alma de artista”, que incentivam seus alunos a ingressar no universo da arte.

Então, ninguém deve se esquecer de anotar na agenda o projeto Arte e Docência, que ocorre até o dia 21, no Pátio Roraima Shopping. Que tal fazer uma visita e conhecer um pouco mais sobre a produção artístico-cultural dos professores do IFRR?!

 

Virginia Albuquerque
Jornalista
CCS/Campus Boa Vista
17/4/2018