Projetos de extensão estão com inscrições abertas

por Virginia publicado 17/04/2018 20h30, última modificação 20/04/2018 20h00
Dependendo do projeto, as vagas são para crianças, jovens e adultos.

Vários projetos de extensão desenvolvidos por alunos de cursos técnicos e acadêmicos de cursos superiores, de tecnologia e licenciatura, do Campus Boa Vista (CBV) estão com inscrições abertas. As vagas são para os projetos constantes no cronograma disponível no fim da matéria, assim como o público-alvo de cada projeto, os dias e os horários de aula.

Inscrições – Os interessados devem dirigir-se à Coordenação de Projetos da Diretoria de Extensão do CBV para efetuar suas inscrições, no turno da tarde, munidos de documentos originais e cópias do RG, do CPF e comprovante de residência.

Os projetos são desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pbaex), que neste ano teve uma redução significativa no número de bolsas em relação ao ano anterior, mas ainda assim beneficia a comunidade acadêmica e a comunidade externa com a oferta de aulas gratuitas, seja na área do esporte, seja na área do lazer, seja na área da cultura.

Em 2017, foram desenvolvidos 25 projetos pelo Pbaex e mais 91 projetos sem a concessão de bolsas, os quais, juntos, envolveram 96 servidores e 213 alunos do CBV. Aproximadamente 7 mil pessoas foram beneficiadas por meio dos projetos realizados sem o auxilio financeiro e pelo menos 1.421 foram atendidas pelo Pbaex.

Segundo a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, o Pbaex é um programa que visa fomentar a política de extensão no IFRR por meio do incentivo à participação dos estudantes no desenvolvimento de projetos voltados às comunidades externa e interna. “Acreditamos que devemos fazer com que nossos baluartes, o ensino, a pesquisa e a extensão, andem lado a lado e de forma organizada, para tornarmos efetiva a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento regional. Ou seja, com a instituição dando essas oportunidades aos discentes, realizamos a disseminação de ações que promovem melhorias significativas na sociedade”, disse Marilda.

Ela afirma também que o programa é tão relevante que, em 2017, foram atendidas mais de 8 mil pessoas das comunidades interna e externa, por meio de projetos de extensão, e que, neste ano, se pretende aumentar, cada vez mais, o número de atendimentos. “Só assim, levando um pouco do Instituto Federal para a comunidade, conseguiremos colocar em prática tudo o que é aprendido em sala de aula por nossos alunos. E ainda contribuir para seu processo de formação profissional. Afinal, o IFRR nada mais é que um grande protagonista no processo de combate às desigualdades e de promoção da inclusão social por meio de ações profissionais, culturais, esportivas e de lazer. Nossa instituição é um importante elo para a promoção de melhorias e o consequente avanço da sociedade”, completou a diretora.

Veja a seguir os projetos que estão com inscrições abertas:

DIAS/HORÁRIOS

1.Brincar e Aprender: Curso Básico de Espanhol para Crianças