Campus Amajari oferece curso on-line sobre direitos humanos

por Rebeca publicado 11/03/2021 19h06, última modificação 11/03/2021 19h06
São 100 vagas no curso de extensão e as inscrições gratuitas ocorrem de 12 a 17 de março, pelo Google Forms;

Nesta sexta-feira, 12, iniciam-se as inscrições para o curso on-line de extensão do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CAM) que abordará o tema “A educação em direitos humanos: diálogo, reflexão e ação”. As inscrições gratuitas ocorrem pelo Google Forms (https://forms.gle/vTCKHGRMUnxzzmEb7) até o dia 17 de março. O curso tem carga horária de 40 horas.

São ofertadas 100 vagas para estudantes do IFRR e interessados no assunto. O curso faz parte do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras 2020 (Inova/IFRR) e tem o envolvimento das três turmas finalistas do CAM. Devido à pandemia, o projeto, que vinha ocorrendo de forma apostilada, está sendo desenvolvido de modo remoto.

Um dos objetivos da ação é promover espaço para o debate, troca de experiências e difusão de conhecimentos sobre os âmbitos e os alcances de uma cultura em direitos humanos, na busca de identidade, exercício de cidadania e respeito à diversidade.

Pretende-se construir um espaço para reflexão sobre desigualdades, discutindo temas como desigualdade de gênero, xenofobia, racismo e direitos indígenas, além de sensibilizar a comunidade externa e acadêmica sobre seus direitos e deveres, bem como dos grupos minoritários.

De acordo com o coordenador do Inova no CAM, Francisco Moura, as atividades do curso iniciam-se dia 18 de março, com uma live pelo Google Meet, das 15h às 16h30. Depois desse encontro inicial, serão duas lives por semana, sempre no mesmo horário e canal. As atividades vão até o mês de abril, com previsão de término no dia 27.

Moura explica que, para a discussão dos temas, foram convidadas pessoas ligadas às lutas pelos direitos humanos, direitos indígenas, imigração (confira o cronograma abaixo). Um dos diferenciais dessa iniciativa é o protagonismo dos alunos. Nas lives, eles serão os mediadores dos debates.

Para isso, Moura pede que os estudantes participem, nesta quinta-feira, 11, das 14h às 15h30, pelo Google Meet, de minioficina sobre o papel do mediador, com a relações públicas do IFRR, Sofia Lampert. A servidora vai dar dicas aos participantes sobre etiquetas para eventos virtuais.

“Então, ao longo de março e abril, teremos uma série de atividades e discussões de temas que afetam a nossa sociedade e, por conseguinte, também faremos  dois lançamentos, o do Concurso de Poesia sobre Direitos Humanos e o de um e-book. O livro, com o título Culinária indígena de Roraima: histórias, receitas e modos de preparo, discorrerá sobre histórias, receitas, modos de preparo e informações nutricionais dos principais pratos de origem indígena de Roraima”, disse Moura.

1.º Encontro

18/03/2021 – 15h às 16h30
Cidadania: o direito a ter direitos
Aluna mediadora: Izabella Félix da Silva
Convidado: servidor do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) Alcenir Sousa

2.º Encontro
23/03/2021 – 15h às 16h30
Empoderamento feminino e violências contra a mulher: um olhar em Roraima
Alunos mediadores: Yasmim Pereira Costa e Fabíola das Neves Sousa
Convidadas: professora do IFRR/CAM Joelma Fernandes e pedagoga Aurilene Moura Mesquita, chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica do TJRR

3.º Encontro
25/3/2021 – 15h às 16h30
Migrações contemporâneas e refúgio: xenofobia é o maior obstáculo?
Apresentação do projeto Venezuela em Fuga
Alunos mediadores: Alan Leader Soto Blanco e Verônica Nathaly Arevalo Reyes
Convidados: Alcenir Sousa e Franco Soares, ambos do TJRR

4.º Encontro
30/3/2021 – 15h às 16h30
Quantas cores tem a sua escola racismo
Aluno mediador: Hellen Débora Carvalho da Silva
Convidado: professor do IFRR Amarildo Ferreira Júnior

5.º Encontro
1/4/2021 - 15h às 16h30
Direitos indígenas ameaçados: uma viagem histórica
Aluno mediador: Rômeson Viriato Braga
Convidados: professor do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste Marcos Antonio de Oliveira e o coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Enock Taurepang

6.º Encontro
6/4/2021 – 15h às 16h30
Arte e cultura indígena na mídia
Aluno mediador: Alexandre Barroso Januário
Convidados: artista, escritor e produtor cultural Jaider Esbell e a economista Getlaine de Almeida Solon, acadêmica do curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do CBV

7.º Encontro
8/4/2021 – 15h às 16h30
Culinária indígena e a influência no seu prato
Aluno mediador: Tais da Silva Santos e Tanaka Pithula Braga Leite
Convidada: professora do IFRR/CAM Danielle Cunha de Souza Pereira
Terá o lançamento do edital do concurso de poesia
Edital do concurso de poesia: publicação no dia 8/3 e finalização do concurso no dia 22/4, com posterior divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

8.º Encontro
Em data a ser divulgada
Apresentação de trabalhos

9.º Encontro
Encerramento e divulgação do resultado do concurso de poesia
27/4/2021 – 15h às 16h30
Tema: Empoderamento Indígena
Alunos mediadores: Izaias dos Santos Tenente e Pettra Samylly Da Silva
Convidada: diretora-geral do IFRR/CAM, Pierlangela Cunha
Resultado do concurso de redação e depoimento dos alunos que participaram ouvindo e trabalhando.

Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes