Campus Amajari oferece curso on-line sobre direitos humanos
Nesta sexta-feira, 12, iniciam-se as inscrições para o curso on-line de extensão do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CAM) que abordará o tema “A educação em direitos humanos: diálogo, reflexão e ação”. As inscrições gratuitas ocorrem pelo Google Forms (https://forms.gle/vTCKHGRMUnxzzmEb7) até o dia 17 de março. O curso tem carga horária de 40 horas.
São ofertadas 100 vagas para estudantes do IFRR e interessados no assunto. O curso faz parte do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras 2020 (Inova/IFRR) e tem o envolvimento das três turmas finalistas do CAM. Devido à pandemia, o projeto, que vinha ocorrendo de forma apostilada, está sendo desenvolvido de modo remoto.
Um dos objetivos da ação é promover espaço para o debate, troca de experiências e difusão de conhecimentos sobre os âmbitos e os alcances de uma cultura em direitos humanos, na busca de identidade, exercício de cidadania e respeito à diversidade.
Pretende-se construir um espaço para reflexão sobre desigualdades, discutindo temas como desigualdade de gênero, xenofobia, racismo e direitos indígenas, além de sensibilizar a comunidade externa e acadêmica sobre seus direitos e deveres, bem como dos grupos minoritários.
De acordo com o coordenador do Inova no CAM, Francisco Moura, as atividades do curso iniciam-se dia 18 de março, com uma live pelo Google Meet, das 15h às 16h30. Depois desse encontro inicial, serão duas lives por semana, sempre no mesmo horário e canal. As atividades vão até o mês de abril, com previsão de término no dia 27.
Moura explica que, para a discussão dos temas, foram convidadas pessoas ligadas às lutas pelos direitos humanos, direitos indígenas, imigração (confira o cronograma abaixo). Um dos diferenciais dessa iniciativa é o protagonismo dos alunos. Nas lives, eles serão os mediadores dos debates.
Para isso, Moura pede que os estudantes participem, nesta quinta-feira, 11, das 14h às 15h30, pelo Google Meet, de minioficina sobre o papel do mediador, com a relações públicas do IFRR, Sofia Lampert. A servidora vai dar dicas aos participantes sobre etiquetas para eventos virtuais.
“Então, ao longo de março e abril, teremos uma série de atividades e discussões de temas que afetam a nossa sociedade e, por conseguinte, também faremos dois lançamentos, o do Concurso de Poesia sobre Direitos Humanos e o de um e-book. O livro, com o título Culinária indígena de Roraima: histórias, receitas e modos de preparo, discorrerá sobre histórias, receitas, modos de preparo e informações nutricionais dos principais pratos de origem indígena de Roraima”, disse Moura.