Ações que tratam de questões ambientais são levadas à comunidade indígena de Roraima

por Rebeca publicado 09/08/2016 18h50, última modificação 10/08/2016 12h57
Vinte alunos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária em regime de alternância do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) vão apresentar, nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 9 horas, na Comunidade Indígena da Barata, região do Taiano, o projeto “Impactar para Sensibilizar”. Serão apresentadas quatro ações sobre questões ambientais desenvolvidas no ambiente escolar.

Vinte alunos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária em regime de alternância do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) vão apresentar, nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 9 horas, na Comunidade Indígena da Barata, região do Taiano, o projeto “Impactar para Sensibilizar”. Serão socializadas quatro ações sobre questões ambientais desenvolvidas no ambiente escolar.

Os projetos foram desenvolvidos por quatro grupos de alunos (cada um com cinco componentes) da disciplina Geografia, ministrada, no último semestre, pelo professor Evaldo Pulcinelli. A intenção agora é impactar positivamente a comunidade por meio de alguma ação e chamar a atenção para questões ambientais, como o descarte do lixo, as queimadas e as técnicas agroecológicas e sustentáveis.

Pulcinelli explica que os projetos foram desenvolvidos em quatro ambientes externos escolhidos pelos respectivos grupos, culminando com a apresentação na Semana do Meio Ambiente, comemorada dia 5 de junho. Os trabalhos tinham por objetivo chamar a atenção para a questão ambiental, em especial à preservação.

O primeiro projeto utilizou material reciclado por baixo e cimento por cima para construir uma pedra artificial na frente do CAM, com a frase “Preserve o Meio Ambiente”. Outro grupo trabalhou com garrafas pet e placas informativas chamando a atenção para a produção de energia renovável no campus (a eólica e a solar). A casa que faz uso de energia limpa é a da Coordenação de Alojamento, localizada entre os alojamentos masculino e feminino.

O terceiro trabalho, feito pelos alunos do alojamento masculino, tratou de sensibilizar sobre a importância de preservar os ambientes coletivos, dando novo visual externo ao local, com placas com dizeres sobre meio ambiente e preservação.

Conforme Pulcinelli, o quarto trabalho foi uma grafitagem da área externa do ginásio explorando o tema meio ambiente. “Inserimos o tema educação ambiental na aula de Geografia, com debates sobre o assunto, e foi proposto que os alunos escolhessem quatro locais, dentro da escola, para fazer algo que causasse impacto, fomentando a questão ambiental”, pontuou.

Agora, o resultado dos trabalhos será apresentado aos moradores da Comunidade da Barata. “Os resultados no campus foram muito bons, e, como são alunos da região do Taiano, agora vamos discutir com a comunidade deles ações que podem ser executadas e que tenham impacto positivo. A sensibilização é a primeira forma de mudar”, ressaltou Pulcinelli.

 

 

REBECA LOPES
IFRR/CCS/CAM
9/8/16

CGP