Inovação tecnológica aliada ao processo de desenvolvimento regional

por Rebeca publicado 31/05/2017 15h55, última modificação 31/05/2017 18h02
No âmbito do Instituto Federal de Roraima, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Reitoria está percorrendo os campi com objetivo de sensibilizar servidores sobre a importância da inovação tecnológica. Na última terça-feira, dia 30, a visita foi ao Campus Amajari, norte de Roraima.

No âmbito do Instituto Federal de Roraima, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Reitoria está percorrendo os campi com objetivo de sensibilizar servidores sobre a importância da inovação tecnológica. Na última terça-feira, dia 30, a visita foi ao Campus Amajari, norte de Roraima.

O diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, Vinícius Tocantins, explicou que, dentro do modelo de gestão 2016-2020, se entendeu ser necessário discutir o tema por dois motivos: para fortalecer o nome da instituição e por ter muitos servidores novos e novos gestores.

Um calendário foi construído com os gestores da pesquisa para visitação aos campi do interior em maio e aos da Capital em junho. A ideia é conseguir sensibilizar os servidores a entenderem o processo, que não é complexo, e a se importarem com os problemas da região.

Conforme ele, a inovação tecnológica passa pelo pressuposto de resolver problemas e de contribuir para o desenvolvimento regional. “A partir do momento que a gente consegue resolver esses problemas, transferir resultados, transferir produto para a comunidade, a gente está fazendo inovação tecnológica”, explicou.

O diretor destaca que a instituição também tem outra missão, que é trabalhar, conforme o novo modelo de educação do século 21, com a utilização da tecnologia. “Temos problema de evasão, de identidade na sala de aula. Daí, você ter um grupo de professores engajados ajuda muito. Então, é preciso usar a tecnologia não só para o desenvolvimento da região, da comunidade, mas para o fortalecimento do modelo educacional”, afirmou.

Questionado sobre como incentivar os atores da instituição a desenvolver projetos, em especial no interior, onde a carência é maior, o diretor foi enfático ao afirmar que tudo passa pela sensibilização do servidor no ambiente onde está inserido, não numa escola, mas também em um campus tecnológico, e mostrar para ele que a sala de aula é uma ferramenta interessante para a inovação. “Se ele conseguir entender que a disciplina que ele ministra, o curso em que ele está envolvido não é apenas nota e conteúdo, mas, sim, um vetor de transformação social, isso ajuda muito na inovação tecnológica”, disse.

Nesse período de visitação, o diretor comentou ter percebido a importância do IF no interior, o reconhecimento da comunidade com a marca “Instituto Federal”. Segundo ele, isso reforça a ideia de que os problemas podem ser resolvidos, dentro dos campi, por professores e alunos.

 

 

Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari
31/5/17

CGP