Mestrandos pela UFRRJ encerram módulo no Campus Amajari nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, dia 1.º, servidores mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) encerram parte do segundo módulo, que está ocorrendo no Campus Amajari desde o dia 27 de maio. A visita integra a segunda e a terceira semanas de formação do programa, que se realizam de 25 de maio a 3 de junho.
As discussões giraram em torno da questão indígena, da pedagogia da alternância e dos sistemas de produções tanto em comunidades indígenas como em propriedades rurais. Além da parte teórica, os mestrandos visitaram a Comunidade Indígena Guariba, a propriedade São Pedro, de produção de peixe, a região agrícola do Tepequém e a unidade pedagógica do campus.
De acordo com a professora Sandra Regina Gregório, coordenadora de estágio do PPGEA, o programa visa à formação continuada de educadores dos IFs, famílias agrícolas, escolas rurais, e busca discutir as características regionais, trazendo informações locais para discussão na sala de aula.
“A gente vem trazendo as discussões para sala de aula, fundamentando os conhecimentos teóricos, buscando as características e a importância dessa formação continuada dentro desta região. Ainda buscamos trazer para essa discussão egressos nossos, formados pelo programa”, disse, enfatizando a experiência do CAM sobre a pedagogia da alternância, apresentada para os mestrandos pelo diretor-geral, George Sterfson Barros, mestre em Educação do PPGEA.
O vice-coordenador do programa, João Batista Abreu, destacou que foi um aprendizado e uma satisfação ver a aplicação de alguns trabalhos desenvolvidos sobre a alternância, inclusive o do professor Sterfson, sugerindo soluções para as situações encontradas. “Eu acho que este campus pode virar referência nesse sentido. Sou da área técnica, mas, além da área técnica, isso para mim foi a grande surpresa. Fiquei muito satisfeito com a experiência e o resultado da experiência daqui”, garantiu Abreu.
PARCERIA – Ano passado o professor Abreu visitou o Campus Amajari e, neste retorno, comentou ter visto a evolução das unidades de ensino-produção da escola, que oferecem condições de formar bem quem está concluindo os cursos técnicos. “Fiquei muito satisfeito com o que vi”, afirmou.
O coordenador comentou ainda que, em conversa com professores da área técnica do CAM, apresentou sugestões, com base na sua vivência, do que poderia ser investigado em termos de pesquisa, e recebeu a proposta para ser realizado um trabalho em conjunto com a UFRRJ. “Mas acho que não apenas a questão técnica, mas o desenvolvimento regional e as ações que eu fiquei encantado com a experiência da pedagogia da alternância que vocês já fizeram aqui. Isso foi um aprendizado e uma satisfação”, frisou.
ESTADA – A professora Sandra Regina Gregório agradeceu, em especial ao CAM, a receptividade. “Desde o início, fizemos uma proposta de fazer uma atividade do PPGEA na região do Amajari e fomos recebidos pelo professor Sterfson, que nos apoiou e foi extremamente receptivo à proposta. Ficamos honrados com essa receptividade e com a pronta colaboração do Campus Amajari. Isso é bem legal, porque a gente vem fazendo isso ao longo do Brasil, e vamos continuar contando com essa atividade, não só no IFRR, mas em outros IFs com os quais temos convênio”, finalizou.
CBV – A última fase das duas semanas ocorre nesta sexta, dia 2, e sábado, dia 3, com os professores José Roberto Linhares e Sandra Matos, que vão trabalhar a questão do etnoconhecimento, no Campus Boa Vista.