Oficina no Campus Amajari vai explanar obras literárias do vestibular da UFRR

por Rebeca publicado 22/11/2016 18h05, última modificação 22/11/2016 18h33
As seis obras literárias referência para o Processo Seletivo Seriado do Vestibular 2017 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estarão em debate nesta quarta-feira, dia 23, às 15h40, na biblioteca do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação de Roraima (CAM-IFRR).

As seis obras literárias referência para o Processo Seletivo Seriado do Vestibular 2017 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estarão em debate nesta quarta-feira, dia 23, às 15h40, na biblioteca do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação de Roraima (CAM-IFRR).

A oficina integra a disciplina de Língua Portuguesa da professora Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues, que apresentou a ideia aos alunos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, que de pronto aceitaram o desafio.

Conforme explicou Jacinta, a turma foi dividida em três grupos, e cada um vai ficar com duas obras. Nos grupos, os próprios alunos fizeram a divisão da literatura para que agora, na reta final, já que a prova do vestibular ocorre neste domingo, dia 27, pudessem apresentar a oficina aos demais colegas.

Serão abordadas as principais personagens de cada obra, o contexto histórico, o enredo. “Será uma oportunidade aos outros estudantes de ficar a par do contexto de cada obra literária, para que, na hora da prova, possam ter um pouco mais de facilidade em responder às questões”, disse.

Jacinta explica que a ideia do projeto surgiu devido ao objetivo dos alunos do 3.º ano (turma 117) de ingressar na universidade, mas nem todos terem acesso a todos os livros, ou não terem como ler todas as obras por causa do tempo. Dos seis livros, a professora fez a aquisição de quatro. “É um investimento acreditar nos alunos que sempre se mostraram interessados”, defendeu.

Para a aluna Eduarda Ferreira, representante da turma do 2.º ano, as atividades mostraram uma ligação entre os títulos. “Vamos tentar ser o mais didáticos possível para que nossos colegas consigam entender o contexto da história, o porquê do título. Percebemos que os livros se encaixam, um contexto histórico complementa o outro. E, como forma de interagir com o público, vamos fazer dinâmica, abrir espaços para perguntas e levar questões de vestibulares anteriores”, explicou.

LIVROS – Os títulos que serão exigidos no Vestibular 2017 da UFRR estão divididos por série: E1 lista a obra Meia Pata, do servidor do IFRR Ricardo Dantas, e Amor para quem odeia, de Eli Macuxi. Os títulos da série E2 são Navio negreiro, de Castro Alves, e O garimpeiro, de Bernardo Guimarães. A E3 traz Terras do sem fim, de Jorge Amado, e Dois irmãos, de Milton Hatoum.

 

Rebeca Lopes
IFRR/Campus Amajari
21/11/16

 

CGP