Projetos de extensão sensibilizam crianças sobre preservação

por Rebeca publicado 06/06/2017 16h05, última modificação 06/06/2017 16h05
Dentro da programação da III Semana do Meio Ambiente do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima, os projetos de extensão Solo na Escola e Clube da Árvore desenvolvem, nesta terça-feira, dia 6, atividades com duas turmas de crianças da Escola Municipal Iêda da Silva Amorim.

As turmas são formadas por alunos de 6 a 8 anos, e o objetivo é sensibilizá-los sobre questões ambientais, tratando da preservação do meio ambiente, da utilidade do solo e da árvore, entre outros. As atividades estão divididas pela manhã e tarde.

Ao chegarem à escola técnica, os alunos foram acolhidos e participaram de contação de história sobre os temas dos projetos. A culminância das atividades foi a construção de um mural, no qual as crianças desenharam a figura de uma árvore usando a tinta feita com solo. O painel será entregue à escola municipal para fazer parte da decoração.

Com a participação voluntária dos discentes Eliel Fonseca, Helen Ruth Silva, Leandro Souza, Ana Ribeiro, Estephanie Matos e Yasmin Matos, o projeto Solo na Escola tem à frente a professora Luciana Barros e está na segunda atividade deste ano. “Daremos continuidade ao primeiro trabalho realizado, discutindo o solo como componente do meio ambiente”, disse Luciana.

Já o projeto “Clube da árvore: uma semente para o futuro”, uma iniciativa da servidora Ediléia Araújo, tem como bolsista pelo PBaex a acadêmica Clétina Inês de Brito Rodrigues. As duas iniciativas contam com a parceria das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação.

Conforme Ediléia, as ações desta terça-feira, 6, estão dentro da programação da III Semana do Meio Ambiente do CAM , que ocorre de 8 a 10 de junho. “Nós distribuímos hoje sementes de feijão embebecido com água para que as crianças acompanhem o processo de germinação. E, no dia 10, Dia do Meio Ambiente, as sementes serão plantadas”, informou.

Rebeca Lopes

CCS/Campus Amajari