Reunião de Gestão discute ações para reduzir gastos
Na terceira Reunião de Gestão do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 21, um dos principais pontos tratados pela Direção-Geral com os coordenadores e os servidores foi a necessidade de otimizar recursos e materiais nas atividades da unidade.
A crise no país acarretou o corte de orçamento, atingindo às instituições de ensino. O resultado é que os recursos previstos não estão sendo repassados integralmente, mas as ações continuam. O diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, explicou que, em um mês, a unidade chegou a receber 20% do montante previsto.
Com isso, a orientação repassada aos coordenadores foi quanto ao uso racional dos veículos oficiais, por exemplo, evitar viagens com apenas um servidor, estabelecer um calendário de viagens com dias específicos para resolver demandas na Capital e evitar viagens noturnas.
Como o CAM está presente em seis polos (fora a sede no Amajari), o diretor solicitou à Coordenação de Educação a Distancia que elabore um calendário das aulas presenciais com vistas a alcançar o maior número de locais numa só viagem.
Sterfson comentou que a preocupação da gestão do IFRR com o impacto da redução orçamentária também foi ponto de pauta da última reunião do Colegiado de Gestão do IFRR, na última segunda-feira, dia 18. “Precisamos otimizar nossos recursos, nos organizar como equipe, porque estamos preocupados com o corte no orçamento. E temos que priorizar o atendimento dos alunos que precisam do transporte. Esses não podemos deixar de atender”, frisou.
Além da questão do transporte, foi explanada a necessidade de economizar energia elétrica, que, em poucos meses, dobrou de valor. Uma vistoria à concessionária foi solicitada, mas, paralelo a isso, o diretor ressaltou a necessidade de o campus desenvolver projetos utilizando energia solar nos ambientes didáticos.
INFORMES – O diretor-geral comunicou que neste ano o Fórum de Integração será realizado no Campus Boa Vista Centro e, no próximo ano, no Amajari. Informou ainda que os processos de redistribuições foram suspensos no início de julho e a suspensão vai até janeiro de 2017. “Depois dessa data, seguem-se normalmente os processos”, disse.
A posse de novos servidores, que se realiza nesta sexta-feira, dia 22, também foi comunicada, além da intenção de discutir mais detalhadamente o PAT 2017 (Plano Anual de Trabalho)..
Outro ponto esclarecido foi em relação aos termos de cooperação técnica com outra instituição federal de ensino ou de pesquisa. A Lei 2.772, de 28 de dezembro de 2012, que trata, entre outros pontos, da estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Superior, proíbe a cooperação durante o estágio probatório. A lei permite o afastamento apenas para os servidores aprovados no estágio probatório.