30 DE OUTUBRO – Estudantes e servidores devem responder ao questionário de autoavaliação institucional do IFRR

por Sofia Lampert publicado 25/10/2022 10h55, última modificação 25/10/2022 11h23
O questionário está disponível no Suap e pode ser acessado com login e senha cadastrados

Os estudantes e servidores do Instituto Federal de Roraima que fazem ou fizeram parte da instituição em 2022 devem responder ao questionário de autoavaliação institucional, organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA),  até o próximo domingo, 30 de outubro. Para acessá-lo, é preciso entrar no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) usando o login e a senha cadastrados individualmente. 

A presidente da CPA, Antonia Valdirene Costa, explicou como funciona o novo formato de avaliação. “Enquanto em 2021 o instrumento foi estruturado e aplicado via Google Forms, este ano o documento foi estruturado e será aplicado via Suap [...]”, disse. Ela esclareceu ainda que a mudança representa a otimização do processo. “Agora todos os dados de avaliação institucional estarão salvos em um sistema próprio. Outro fator importante é que, com a continuação, podemos considerar o fato de o servidor estar participando do processo de avaliação e pontuar essa participação nas legislações internas”, comentou. Lembrou que as comunidades acadêmica e externa tiveram a oportunidade de contribuir para a elaboração do documento

Com variação no número de questões conforme o público-alvo, o instrumento de autoavaliação deste ano foi dimensionado da seguinte maneira: 19 questões para os professores, 18 para os técnicos administrativos e 17 para os estudantes. A estrutura do documento atende aos mesmos critérios do Plano de Desenvolvimento Institucional, contemplando cinco eixos (Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; e Eixo 5: Infraestrutura Física)  e dez dimensões.  

Segundo o analista de tecnologia da informação Francisco Filho, o procedimento de preenchimento do questionário é simples e intuitivo. "Ao logar no Suap (https://suap.ifrr.edu.br), o servidor/estudante pode acessar o questionário na seção ‘Fique Atento’. Lá aparecerá o item ‘Você precisa responder a Avaliação CPA 2022’.  Cabe ressaltar que o servidor/estudante poderá responder ao questionário e revisar suas respostas, a qualquer momento, durante o período de avaliação, podendo responder às questões em momentos diferentes, até que envie o formulário respondido, bastando, para isso, clicar no botão ‘Salvar e continuar’. Ao término da avaliação, aparecerá um botão para o envio das respostas. Ao concluir, surgirá uma mensagem de confirmação do cadastro dos dados”,  esclareceu. 

A CPA, com  estrutura prevista no art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004,  tem as seguintes atribuições: avaliar o IFRR, diagnosticando os pontos fracos, médios e fortes da instituição, e, com base nisso, focalizar os trabalhos, por meio dos gestores, tendo em vista  uma educação de excelência. Realizada anualmente pela CPA, a autoavaliação tem como objetivo avaliar internamente o IFRR por meio da  coleta e da sistematização de informações, além da produção de relatório para ser divulgado no site institucional e submetido ao sistema do Ministério da Educação (MEC). Outras informações sobre a comissão podem ser obtidas no endereço http://www.ifrr.edu.br/cpa.


Ascom/Reitoria
25/10/2022

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4